Momento é de mobilizar categoria para pressionar a aprovação do piso salarial da enfermagem, aponta Jorge Vianna

Deputado Jorge Vianna promove e participa de mobilizações em âmbito nacional para tentar garantir aprovação de PL que define piso salarial da categoria no Congresso Nacional



Por Kleber Karpov

Principais personagens na linha de frente do combate a pandemia do coronavírus, os profissionais de enfermagem contam com o reconhecimento da população brasileira, na luta contra a covid-19. Porém, enfrentam o desafio, de fazer com que esse ‘prestígio’, também se reflita no Congresso Nacional, com a aprovação do PL 2564/2020, de autoria do Senador Fabiano Contarato (REDE/ES), que estabelece o piso salarial da categoria.

Com projetos engavetados, na Câmara e no Senado Federal, alguns há cerca de 20 anos, o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), crítico, ao fisiologismo por parte dos congressistas, no que tange ao ‘pseudo-reconhecimento’ dos profissionais de enfermagem, enquanto ignoram direitos básicos da categoria.

Publicidade

O deputado aponta que o momento é de mobilizar, nacionalmente, a Enfermagem para pressionar o Congresso, pela aprovação do PL. Nesse sentido, Vianna realizou audiências públicas, além de promover a mobilização nacional, juntamente com entidades ligadas a Enfermagem.

Nesse sentido, o deputado participou em Belo Horizonte (MG)(7/Jun), e nessa sexta-feira (11/Jun), em Catalão (GO), onde participou de mobilização e carreata, organizados por entidades ligadas a Enfermagem, que buscam unificar a categoria, em todo país, para pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do piso salarial.

“Os profissionais de enfermagem, por um lado, conseguiram o reconhecimento da categoria. Por outro, a  classe política aparentemente apenas pegou carona nesse reconhecimento, já que ficam apenas no discurso quando poderiam colocar em votação,  o PL do piso salarial, o das 30 horas semanais e outros engavetados no Congresso, alguns a mais de 20 anos. Então, a categoria tem que se unir e buscar o apoio da população para pressionar o Congresso a colocar esses projetos em votação.”, disse Vianna.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorCoren-DF apurou 27 denúncias, realizou 20 operações in loco e 22 instituições de saúde sanaram irregularidades em maio
Próximo artigoMorre ex-vice-presidente da República Marco Maciel