De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, na ficha da paciente não constava a vacinação contra o H1N1
Por Ana Ferreira
Uma mulher de 47 anos, moradora de Planaltina de Goiás, Região Metopolitana do Distrito Federal, morreu no dia 28 de março, após contrair a gripe H1N1. Em nota divulgada nesta quarta (6), a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás afirmou que a paciente Elda Maria dos Santos já tinha um quadro de risco, que foi agravado pelo vírus.
Ainda segundo a Secretaria, na ficha da paciente consta a informação de que a mulher não recebeu a vacina para a doença. A pasta informou também que a mulher deu entrada primeiro no Hospital Municipal de Planaltina de Goiás e, no dia 23, foi transferida para o Hospital Regional de Planaltina (HRP).
Causas da morte
A chefe da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Planatina de Goiás, Dra. Evani Luzia, informou ao Jornal de Brasília que a paciente “tinha um quadro de pneunomia persistente e que esse quadro se agravou por conta do vírus”. Ainda segundo a epidemiologista, após a permanência da paciente na unidade pública do DF, a mulher ainda foi transferida para a UTI de uma unidade particular.
A médica informou também, que apesar dos exames realizados na vítima comprovarem a doença, as causas da morte dela seriam outras. “Na certidão de óbito, as causas apontadas para a morte são insuficiência renal aguda, pneumonia, choque séptico, septicemia”, afirmou.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o Boletim de H1N1 é atualizado semanalmente, às sextas, e que é preciso aguardar o prazo para se pronunciar sobre o caso. A Secretaria de Saúde de Goiás, por sua vez, afirma que o caso está sendo investigado.
Fonte: Jornal de Brasília