Morre primeira vítima oficial do Covid-19 no DF



Resultado positivo da contraprova foi confirmado em paciente local

Por volta da meia-noite do dia 28 de março, foi confirmado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz – RJ) o resultado positivo da contraprova para o novo coronavirus (SAR- COV2) em uma paciente do Distrito Federal.

Portanto, trata-se da primeira vítima oficial do Covid-19 no DF.

Publicidade

Entenda o caso

A paciente de 61 anos deu entrada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na madrugada do dia 22 de março, transferida de hospital particular. Ela ficou internada no box com todas as medidas de isolamento necessárias, e os servidores estavam protegidos com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A paciente estava com quadro de febre, desconforto respiratório, com histórico de contato com paciente confirmado de Covid-19, que havia realizado viagem internacional.

Apresentava comorbidades e evoluiu com parada cardiorrespiratória no dia 23 de março, às 11h40.

Tendo feito exame específico para Covid-19, com resultado inconclusivo no Lacen e uma segunda amostra positiva, essa mesma amostra foi encaminhada para contraprova no laboratório da Fiocruz, que só nesta madrugada confirmou para Covid-19.

Moradora de Brasília, todos aqueles que tiveram contato direto com a vítima estão sendo monitorados pela autoridade sanitária do DF.

HRAN

Para garantir o melhor atendimento, todo o pronto-socorro do Hran ficou voltado aos pacientes com suspeita e confirmados com a Covid-17. Os que não apresentam essas condições, são encaminhados para outros hospitais da rede pública ou as unidades básicas de saúde (UBS) de referência.

Fonte: Agência Saúde DF



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorSaúde investirá R$ 56 milhões em mais insumos e serviços contra o coronavírus
Próximo artigoCoronavírus: BNDES anuncia R$ 2 bilhões de crédito para área da saúde