21.5 C
Brasília
24 abr 2025 03:09

MPDFT faz vistoria para apurar denúncia de falta de anestesiologistas no Hospital do Gama

Diante das evidências de irregularidades, a Prosus intimou os anestesistas ausentes a prestar esclarecimentos na Sede do MPDFT.

Após receber denúncia de que médicos anestesistas não estão cumprindo a escala no Hospital Regional do Gama (HRG), a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde realizou vistoria no local nesta terça-feira, 4 de abril. Feita a checagem dos escalados e dos profissionais efetivamente presentes, verificou-se que dos cinco médicos previstos, apenas dois estavam no HRG durante a visita do Ministério Público.

De acordo com a apuração feita no local, um médico escalado faltou ao trabalho sem justificativa e outro alegou uma troca de plantão com outro anestesista, cujo nome já constava da escala, deixando o HRG com déficit de dois profissionais. Um terceiro não estava no local quando a equipe da Prosus chegou, mas ao final da vistoria se apresentou. A promotoria também analisa o relatório de produtividade da presente data e o registro do ponto eletrônico. Diante dos indícios de irregularidades, os anestesiologistas que não cumpriam a escala já foram notificados e deverão prestar esclarecimentos na próxima semana.

A falta de anestesistas impede a realização de procedimentos cirúrgicos de urgência e atrasa a fila de cirurgias eletivas. O Ministério Público questionou sobre o impacto das faltas dos profissionais e foi informado de que nenhum procedimento deixou de ser realizado na data da inspeção.

O promotor de Justiça de Defesa da Saúde Clayton Germano alerta que o Ministério Público está atento aos diversos motivos que ocasionam a falta de profissionais para atender a população nas Unidades de Saúde do DF. “Existe uma falta de profissionais, que só se resolve com mais contratações, mas também existe a ausência do médico que está escalado e não comparece ao posto de trabalho, deixando a população em uma longa fila de espera e sem a certeza de que será atendida”, salienta. “Estamos recebendo denúncias e apurando com muita seriedade a conduta desses profissionais que estão na escala e não comparecem regularmente para trabalhar”.

Denúncia

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem feito trabalho sistemático de fiscalização dos hospitais para apurar as condições de atendimento à população, o que inclui o cumprimento das escalas de trabalho. O cidadão pode denunciar a falta de profissionais nas unidades de saúde por meio da Ouvidoria. A manifestação será analisada e encaminhada à Prosus.

FonteMPDFT

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Maternidade do HRSM realiza sua primeira aplicação da vacina Nirsevimabe

Por Jurana Lopes Nesta quarta-feira (23), a Maternidade do Hospital...

Mais que um livreto, Caderneta da Criança funciona como passaporte da saúde

Por Karinne Viana Logo nos primeiros dias de vida, a...

Destaques

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Em três dias, auditores identificam R$ 1,1 milhão em mercadorias com irregularidade fiscal

Após o feriado da Páscoa, os auditores da Secretaria...

IGESDF realiza workshop sobre “Revista Visual e Uso de Detector de Metais” para equipes de segurança

Com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança...