21.5 C
Brasília
18 mar 2025 08:27

MPDFT move ação contra deputado distrital por irregularidades na concessão de incentivos fiscais

Segundo Ministério Público, o parlamentar Rafael Prudente praticou ato de improbidade administrativa por não observar a LRF na aprovação da Lei Distrital nº 5.975/2017

A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária (Pdot) ajuizou na última sexta-feira, 18 de maio, ação por improbidade administrativa contra o deputado distrital Rafael Prudente (MDB). Na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF/CLDF), o parlamentar relatou o projeto que criou o Programa Pró-50 Anos, no qual afirmou, em parecer oral, aos seus pares, responsáveis pela votação da matéria relatada, que a renúncia fiscal não ocasionaria qualquer impacto financeiro. Essa não é a primeira ação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) contra agentes públicos por irregularidades na aprovação de renúncia de receitas. Em 2016, cinco pessoas foram alvo de ação de improbidade, inclusive o governador Rodrigo Rollemberg.

Legislação não observada

Na sessão em que o PL 261/2015 foi aprovado, em 7 de dezembro de 2016, Prudente emitiu apenas parecer oral pela aprovação, afirmando “não haver qualquer óbice e nenhum tipo de impacto financeiro”. No entanto, a concessão de incentivo fiscal a empresas que contratarem trabalhadores de 50 anos ou mais, por abatimento de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) representa renúncia fiscal, com consequente impacto na arrecadação dos cofres públicos já bastante combalidos.

De acordo com o artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como norma geral, devem ser apresentadas estimativas de impacto orçamentário-financeiro, bem como as medidas de compensação para a concessão de benefícios ou incentivos fiscais. A inobservância das regras de concessão de benefícios fiscais prescritas na lei ou em regulamentos constitui ato de improbidade. Além disso, há também no DF a obrigatoriedade de realização de estudos de impacto e de viabilidade da renúncia fiscal em lei sancionada em 2015, pela própria Câmara Legislativa, que é determinante para a concessão de qualquer benefício fiscal ou creditício, o que também não se observou durante a tramitação do referido projeto de lei.

No entendimento das Pdots, as omissões praticadas pelo parlamentar devem ser objeto de avaliação legal e imposição de penalidade, a fim de se resguardar a legalidade, a moralidade e a transparência na concessão de benefícios fiscais para a esfera privada com dinheiro público. “Infelizmente, os governantes locais, seus secretários e os parlamentares insistem em propor e autorizar a manutenção de benefícios fiscais sabidamente prejudiciais ao Distrito Federal no longo prazo e que acabam se tornando, invariavelmente, objetos de discussão judicial, os quais, quase que na totalidade, são tornados nulos, pois não observam as normas constitucionais e legais”, explica o promotor de Justiça Rubin Lemos.

Se for condenado, Prudente pode perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos pelo prazo cinco anos, pagar multa, bem como ficar proibido de contratar com o Poder Público por cinco anos.

Confira aqui a íntegra da ação.

Fonte: MPDFT

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva

Por Paula Laboissiere  O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (17)...

Deu ruim! Motorista com a CNH suspensa vai dirigindo para curso no Detran-DF

Na tarde desse domingo (16), agentes do Departamento de...

Mulheres e doenças cardiovasculares: um alerta para a prevenção

A doença cardiovascular é a principal causa de morte...

Funcionários de empresa terceirizada de alimentação hospitalar fazem treinamento sobre boas práticas

Nesta segunda-feira (17), os funcionários terceirizados da empresa Máxima...

Transitolândia inicia temporada de atividades com teatro educativo para as crianças

Por Karol Ribeiro A Escola Vivencial de Trânsito, conhecida como Transitolândia,...

Trama golpista: STF marca julgamento de recursos de Bolsonaro e Braga

Por André Richter  O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Não sou cúmplice de Bolsonaro, ratifica Ibaneis Rocha, mais uma vez, ao cobrar pedido de desculpas de Lula

Por Kleber Karpov Em episódio recente, o governador do DF,...

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva

Por Paula Laboissiere  O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (17)...

Deu ruim! Motorista com a CNH suspensa vai dirigindo para curso no Detran-DF

Na tarde desse domingo (16), agentes do Departamento de...

Mulheres e doenças cardiovasculares: um alerta para a prevenção

A doença cardiovascular é a principal causa de morte...

Funcionários de empresa terceirizada de alimentação hospitalar fazem treinamento sobre boas práticas

Nesta segunda-feira (17), os funcionários terceirizados da empresa Máxima...