Os promotores de Justiça Hiza Carpina, Lívia Rabelo, Bernardo Matos e Marcelo Barenco, representando as Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde e de Defesa dos Direitos Difusos visitaram, nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o Hospital de Campanha (Hcamp) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado próximo ao Hospital do Sol, em Ceilândia.
Os representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) foram conhecer as instalações, o fluxo de atendimentos a pacientes que apresentam sintomas da doença, além de verificar como é a realização dos exames laboratoriais e a comunicação com as demais unidades de saúde (UPAs, UBS e hospitais).
Na avaliação dos promotores, o atendimento está bem organizado. Segundo as informações recebidas no local, não faltam insumos básicos e medicamentos necessários para o manejo dos pacientes. Também não houve relato de problemas com o transporte de pacientes e articulação com as UBS, UPAs e hospitais, em caso de necessidade de remoção.
No hospital de campanha, pacientes do tipo A (dengue leve) são reidratados e liberados com algumas orientações. Já pacientes tipo B e C são acompanhados e, havendo gravidade, são levados a outras unidades com maior estrutura.
O Hcamp tem estrutura modular, com sete células, onde funcionam áreas para acolhimento, consultas e laboratório, entre outras. O hospital conta com funcionamento 24 horas e com a estrutura necessária para atendimento dos pacientes, como cadeiras de hidratação e leitos, além de um centro de Emergência.
O hospital está localizado ao lado do Hospital do Sol de Ceilândia e a gestão é uma parceria da FAB com a Secretaria de Saúde do DF.