20.4 C
Brasília
14 mar 2025 06:13

Mulher tenta assinar técnica em enfermagem em UBS de Samambaia e esfaqueia segurança

Por Kleber Karpov

Uma mulher de 20 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar (PMDF), na manhã de quinta-feira (20/Jul), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 da Região Administrativa Samambaia. Furiosa, a jovem tentou ferir uma técnica de enfermagem, com uma faca. O vigilante ao tentar intervir e desarmar a pessoa, acabou por ser apunhalado, em uma das mãos.

O caso chamou atenção, em especial de políticos e representantes de entidades ligadas à enfermagem, pois há cerca de um mês antes, a mesma mulher ameaçou uma técnica na mesma unidade, exatamente pelo mesmo motivo, impaciência em relação a demora na aplicação de um medicamento.

Por meio das redes sociais, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), afirmou ser, intolerável, agressões aos profissionais de saúde. “Ultimamente, a enfermagem vem sofrendo muitas agressões! Eu venho alertando há tempos isso ejá ate fiz lei que garante segurança nas unidades de saúde, mas nada foi feito ainda!.”, postou nas redes sociais.

Rotina

Para o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Newton Batista, o caso ratifica que as agressões aos servidores da saúde, se tornaram rotinas e pediu providências do estado, para garantir a segurança dos trabalhadores.

Nesse sentido, por meio de nota de repúdio, a entidade, o sindicato lembrou que “Não é a primeira e nem a segunda vez que acontecem casos de violência contra os servidores da Atenção Primária. Infelizmente os profissionais trabalham expostos e até o momento não existe nenhuma medida para garantir a segurança deles”, declarou a diretora do Sindate, Josy Jacob.

 

Não se melhora a saúde sem valorizar a enfermagem brasileira, ressalta Padilha

Por Nathan Victor m sua primeira semana à frente da...

Flávio Milhomem é o novo ouvidor do MPDFT

O Colégio de Procuradores de Justiça do Distrito Federal...

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

Por André Richter O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

Seis estados e DF têm alta de síndrome respiratória grave em crianças

Por Douglas Corrêa O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (13), alerta...

DF declara estado de emergência ambiental para combater incêndios florestais

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Destaques

Ibaneis se nega a zerar ICMS: Governador aponta impacto de aproximadamente R$ 850 milhões aos Distrito Federal

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Não se melhora a saúde sem valorizar a enfermagem brasileira, ressalta Padilha

Por Nathan Victor m sua primeira semana à frente da...

Programa QualificaDF Móvel oferece 1.012 vagas para diversos cursos de qualificação profissional

O programa QualificaDF Móvel abriu inscrições para 1.012 vagas...

Flávio Milhomem é o novo ouvidor do MPDFT

O Colégio de Procuradores de Justiça do Distrito Federal...

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

Por André Richter O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...