18.5 C
Brasília
22 nov 2024 04:07


Mural da 507 Sul será refeito para preservar circuito turístico cultural

As obras de reestruturação dos murais são necessárias devido à deterioração das imagens provocada pelo tempo; artistas que participaram do projeto em 2021 estarão envolvidos na nova versão

Por Jak Spies

Um dos pontos de maior atenção da Avenida W3 Sul, os murais da 507 Sul que colorem as laterais do Espaço Cultural do Turismo e Artesanato, serão reformados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O novo projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Turismo (Setur-DF) com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF). As obras iniciaram e também contarão com uma nova instalação elétrica de LED em todo o edifício. O serviço é necessário devido à deterioração das imagens, provocadas pelo tempo e por pichações que cobriram as pinturas feitas em 2021, ano em que o painel foi inaugurado pelo GDF.

“Esse painel se tornou uma referência na W3 Sul. As pessoas passam pelo local, fazem fotos, reconhecem as figuras retratadas e os traços dos artistas. É mais um ponto de arte, turismo e cultura para a nossa cidade. Ele estava precisando de reparos e, em breve, entregaremos o painel reformado”, afirmou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), Wagner Silveira Júnior, há um compromisso feito com o governador Ibaneis Rocha de manter o painel, e a empresa responsável pela parte de andaime, elétrica e iluminação já foi definida, além dos contratos com cada grafiteiro.

“Está na hora de reformar, porque o painel descascou, começou a deteriorar, o revestimento começou a cair e as tintas começaram a desbotar. Então, contratamos novamente os grafiteiros. Podem ficar tranquilos, a cidade vai ficar bonita como sempre, com a cor nova e viva para todo mundo ir lá, tirar foto e mostrar aos nossos arquitetos e às pessoas que fizeram história na cidade e que estarão preservadas nas imagens”, destacou.

Pelas mesmas mãos

A obra foi feita a várias mãos e reuniu artistas da cidade

A reestruturação será conduzida pelos mesmos artistas responsáveis pelas obras originais que coloriram a W3 Sul em 2021. Alguns murais apresentarão novas artes, mas permanecerão alinhados ao tema original. No painel estão representados o fundador da capital, Juscelino Kubitschek, o arquiteto Oscar Niemeyer, o urbanista Lúcio Costa, o paisagista Burle Marx e os artistas plásticos Athos Bulcão e Marianne Peretti.

A obra foi feita a várias mãos e reuniu artistas da cidade, entre eles Breubs, Torquatto, Omik, Toys, Michelle Cunha, Didi, Neew e Key Amorim – os mesmos que farão os novos trabalhos. A iniciativa faz parte da proposta de tornar a W3 Sul um circuito turístico cultural.

Contratado para trabalhar no painel, o artista urbano Mikael Omik reforça a importância da reforma e explica que as novas pinturas vão preservar o tema, mas com uma arte mais ampla para ser legível de longe. “Nós já vínhamos realizando restaurações ao longo dos anos, mas não fazia mais sentido porque a estrutura já estava com danos, então a reforma do espaço por inteiro é muito melhor do que ficarmos enxugando gelo. Entramos em consenso para fazer do zero, e será feito algo com qualidade e durabilidade”, detalhou.

O artista plástico também ressalta que foi um importante convite e recorda que a arte urbana conquista cada vez mais espaço, sendo cada vez mais reconhecida na capital federal. “A W3 sempre foi um lugar onde habitava e predominava a arte urbana. A mídia e as redes sociais aproximaram as pessoas e os artistas, ajudando a desmistificar esse universo do grafite. Representar os ícones da nossa cidade foi lisonjeador e, desde 2021, usamos fundamentos estéticos que façam sentido, com detalhes pensados e atemporais”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever