Música: Cotidiano e realidade periférica brasiliense dita tom de EP

Produzido de forma independente, B’Arte no Art está disponível nas principais plataformas de streaming



Viver da música é um sonho para muitos. E também é a força motriz para a criação do EP B’Arte no Ar!.O projeto é uma iniciativa de empreendedorismo coletivo por meio da música com artistas independentes de regiões administrativas do Distrito Federal. Todos têm empregos e funções variadas no cotidiano, mas compartilham um sonho unificado e perseverante: ganhar a vida por meio da arte.

Com cinco faixas, B’Arte no Ar traz músicas que se inspiram nos ritmos regionais brasileiros, combinados em um BPM (batidas por minuto) de 120 em estilo funk/soul, conhecido como um breakbeat. Grande parte dos instrumentos utilizados nas músicas foram produzidos eletronicamente, sendo que apenas o instrumento guia de cada faixa foi tocado acusticamente. A riqueza musical do EP se destaca ainda mais com a colaboração de quatro artistas independentes nos vocais, abordando temas que variam desde paixão até o enfrentamento ao racismo. “Este EP é a concretização de um sonho compartilhado por artistas que buscam transmitir suas vozes e experiências através da música”, destaca Bart Almeida, dançarino e produtor do projeto.

Conectados por outros trabalhos, os artistas participantes já se conheciam quando toparam o convite de Bart para a empreitada. “Defini a estética das músicas e os deixei livres para criar os temas”, conta. E completa: “Como artista independente, entendi que não conseguiria sozinho. E eles também não. Então nos unimos para trabalhar em um coletivo e, através da música, alcançar nossos sonhos. A maioria dos participantes do disco recebe até dois salários mínimos. E ganhar por royalties de reprodução das músicas nos permite produzir mais e melhorar a capacidade artística.”

Publicidade

O objetivo é se estabelecer como selo musical e trabalhar com diversos artistas com uma arrecadação fixa. “Me incluo entre os artistas. Temos dificuldades em nos manter financeiramente dentro das artes e a música é uma possibilidade. Criamos música no final do expediente, mas todos os dias trabalhamos com outra coisa. No meu caso sou professor. Há outro artista que trabalha com design de interiores, tem outro que já trabalhou consertando impressora, há também outra professora de música”, diz.

Clipe

Pensando na acessibilidade, o clipe da faixa “Falo A Verdade”, já disponível no YouTube, conta com um intérprete de libras. B’Arte no Ar está disponível para ser ouvido gratuitamente nas principais plataformas de streaming. Também serão produzidos vídeos para as redes sociais, como TikTok, Instagram e Facebook.

Faixas

  1. “Falo a Verdade”
    Abertura do EP, “Falo a Verdade” apresenta uma mistura de MPB com freestyle (improvisação), onde Jhon MC compartilha angústias, desafios e foco em seu trabalho cotidiano de orientar seus semelhantes.
  1. “De Rocha Remix”
    Uma homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do Baião, a faixa “De Rocha” conta a história de uma neta que retorna do ambiente urbano à essência do sertão nordestino. Para celebrar um ano de lançamento, Jhon MC apresenta um remix, incorporando referências de diferentes regiões do Brasil.
  1. “Set de Laje”
    Inspirada pela musicalidade da capoeira, “Set de Laje” destaca o berimbau como instrumento guia. Dona Rayla traz sua “ginga faceira” enquanto canta sobre a diversão descontraída que ocorre nas lajes das periferias.
  1. “Goiana”
    Com influência da música caipira brasileira, “Goiana” evoca a vida do campo e o som da viola. Jhonatan Alastro compõe sobre uma figura feminina inspirada em Goiânia, capital da música caipira.
  1. “Pé na Porta”
    Inspirado por Cartola e o samba, “Pé na Porta” é um desabafo sobre a discriminação racial ainda presente na sociedade. A faixa reflete a experiência pessoal de Jhonatan Alastro enfrentando segregação em locais públicos.

B’Arte Produções

O selo B’Arte Produções nasceu em 2012, a partir do edital Coletivo Ideia com patrocínio do Ministério da Cultura, onde foi idealizado e apresentado o espetáculo de dança “A Festa do Fim do Mundo”. Atualmente, o selo realiza produções musicais, como o EP B’Arte no Ar.

Ouça B’Arte no Ar

https://onerpm.link/155812655198

FOTOS EM ALTA: https://flic.kr/s/aHBqjAT92J

Ficha técnica EP B’Arte no Ar

Produtor Fonográfico: Bart Almeida
Compositor/Intérprete: Jhon Mc, Rai Santana, Dona Rayla, Jhonatan Alastro
Músicos: Lerym, Adson Junior, Fernando Meira, Jhonatan Alastro
Produtor Musical: Lerym

Vídeo Clipe “Falo A Verdade”

Captação: Luan Frike
Edição: Sunrise Records
Editor: Dyffer
Local: Comunidade Criativa INFINU 506 SUL
Intérprete: Jhon Mc
Intérprete de LIBRAS: Joabs Mariano
Colaboradores ou figurantes: Sapo Fosco, Grazzy Dias, Rock e Bart Almeida.
Fotos: UrbanPhotos
Apoio: HONDURA

Serviço:

B’Arte Produções
Contato: (61) 99674-9990
Instagram: @b.arteproducoes
Youtube: barteproducoes



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorSilicone nos seios: técnica diminui tempo de recuperação em até 40% e minimiza cicatrizes
Próximo artigoCâmara debate, na terça (28), fornecimento de medicamentos específicos por planos de saúde