Mais agilidade e eficiência na prestação de atendimentos públicos à população do Distrito Federal. Esta é a marca celebrada em 2024 pelo Na Hora, órgão gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que realizou 2.628.293 atendimentos de janeiro a dezembro – sendo, em média, 7.200 por dia.
O número representa um acréscimo de 250 mil atendimentos em relação ao mesmo período de 2023 (+10,5%). A maioria dos serviços foram disponibilizados presencialmente nas oito unidades do órgão, com o tempo médio de espera de 8 minutos e 59 segundos – ante 9 minutos e 05 segundos do ano passado. Além disso, o índice de satisfação identificado nos terminais de avaliação manteve-se acima de 99%.
As unidades do Na Hora estão localizadas em Ceilândia, na Rodoviária do Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho, em Brazlândia e no Setor Comercial Sul (unidade de perícias). Juntos, os espaços (unidades do NH) contabilizam 2.591.881 atendimentos – 98% do total ocorrido de janeiro a dezembro deste ano.
Outros 36.412 atendimentos foram realizados pela carreta Na Hora Mais Perto do Cidadão, serviço itinerante do órgão que percorreu esse ano mais de 30 regiões administrativas. Também disponível à população para orientações e agendamentos, a Central 156, opção 8, foi responsável em 2024 por 43.660 consultas.
O aposentado Ronildo Leonel, 70 anos, foi um dos usuários do Na Hora este ano que ficou surpreso com a praticidade e agilidade do atendimento. Ele aproveitou que a carreta do órgão estacionou dois dias próximo a sua casa, em Santa Maria, para resolver todas as suas pendências com o Detran. “Puxei todos os documentos e resolvi todas os meus problemas de maneira rápida, acessível e com um ótimo atendimento. Este serviço facilitou muito a minha vida”, comemorou.
Criada em 2021, a unidade móvel do Na Hora conta com 14 guichês de atendimento, um ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade, banheiro e copa para uso dos servidores, uma sala de TI, gerador com autonomia de 6h, ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos, para atender à população com qualidade e eficiência.
As unidades e carreta do Na Hora reúnem representantes de diversos órgãos públicos, como Caesb, Polícia Civil, Detran, INSS, Neoenergia e Tribunal Regional Eleitoral. Desde a sua criação, inicialmente intitulado como Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, mais de 44 milhões de atendimentos foram realizados.
Atendimento de qualidade e sem fila
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de atendimentos do Na Hora em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os cidadãos do DF. “Nosso maior desafio não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que essas políticas cheguem à população. E esses mais de 2,6 milhões de atendimentos confirmam que este trabalho está sendo bem-sucedido”, destacou.
O tempo de espera foi o que mais surpreendeu o estudante Isaías Gomes, 23 anos, que junto a sua avó, Jacira Gomes, 64 anos, procuraram a unidade da rodoviária para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e negociar dívidas de contas em atraso com a Neoenergia. “Nos preparamos para passar uma tarde, mas resolvemos todas nossas solicitações em pouco mais de meia hora. Nem fila enfrentamos e ainda saímos satisfeitos por sermos devidamente atendidos. O Na Hora, realmente, facilitou a nossa vida”, exaltou.
Confira os endereços das unidades fixas de atendimento do Na Hora
- Rodoviária do Plano Piloto: plataforma inferior, próximo ao Metrô-DF
- Taguatinga: Avenida Comercial, QS 3, Lote 11, lojas 4 a 8 – Pistão Sul/Águas Claras
- Ceilândia: piso superior do Shopping Popular de Ceilândia – QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul
- Sobradinho: Quadra 6, Área Especial 8
- Gama: Gama Shopping: AE 1, EQ 55/56, Setor Central
- Riacho Fundo: Shopping Riacho Mall – QN 7, AE 1
- Brazlândia: Área 4, Lote 3, Setor Tradicional
- Perícia Médica Federal: Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Luiz Carlos Botelho – Asa Sul.