Negocie a dívida: sugere a Ibedec em relação aos consumidores com dívida em financiamento de veículo

Entidade lembra mudança de sanção de Lei que permite financeiras retomem veículos sem ordem judicial



Por Kleber Karpov

Desde o final de dezembro de 2023, está em vigor a Lei nº. 14.711, que permite a empresas e bancos retomarem veículos de consumidores em caso de atraso no pagamento das parcelas de financiamento, sem a necessidade de autorização pelo Poder Judiciário. o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) alerta para o risco e segure a negociação de dívidas às pessoas com financiamentos.

O governo e o Congresso alegam que permitir aos agentes financeiros retomarem os bens dos inadimplentes com mais agilidade “poderá” resultar na redução das taxas de juros para empréstimos e financiamentos. Argumentam que a recuperação mais rápida diminuiria o risco para os bancos.

Publicidade

“O problema é que sempre que uma decisão favorece bancos ou o próprio Poder Judiciário, a justificativa é a redução de juros e taxas para o consumidor, o que, infelizmente, não acontece”, afirma o Presidente do IBEDEC.

Com a nova lei, os bancos podem obter a ordem de retomada do veículo por meio de cartórios, com o auxílio de órgãos de trânsito locais.

Portanto, orientamos os consumidores com dívidas de veículos junto a agentes financeiros a negociarem a dívida o mais rápido possível. Lembramos que aqueles que possuem rastreadores no veículo para redução do valor do seguro correm maior risco de perder seu veículo.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










VIAInformações de Ibedec
Artigo anteriorServidor Público: Plano de saúde dos servidores do GDF inicia atendimento no Entorno
Próximo artigoCidade Estrutural chega aos 20 anos com mais equipamentos públicos