Neoenergia Brasília contrata mais 55 profissionais formados na escola de eletricistas

Até 2023 serão incorporados ao time da empresa mais de 200 novos eletricistas



A Neoenergia Brasília formalizou, neste mês de setembro, a contratação de mais 55 profissionais formados pela Escola de Eletricistas da distribuidora, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atualmente, 128 profissionais já foram formados para o mercado de trabalho em todo o Distrito Federal. Destes, 113 já foram contratados para o quadro da concessionária, sendo 63 homens e todas as 50 mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais da empresa. Até 2023 teremos incorporados ao time da empresa mais de 200 novos eletricistas.

“Nossa missão é seguirmos estimulando as boas práticas na nossa empresa, por meio dos compromissos assumidos pelo Grupo Neoenergia nas metas de ESG, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), afirma Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “Dentre elas estão o aumento do contingente de mulheres em postos de eletricistas, o que estimula a igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico das regiões onde atuamos”, finaliza.

Além de fomentar a geração de emprego e renda no Distrito Federal, a iniciativa da Escola de Eletricistas visa ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas. Além disso, a escola possibilita que, depois da formação, as alunas possam integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado. A expectativa é formar turmas com no mínimo 35% de participantes do sexo feminino. E, até o fim do ano, mais 225 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de nove turmas.

Publicidade

“Reconheci em mim um potencial até então escondido. Percebi que nós mulheres podemos ser as melhores, em qualquer área que almejarmos estar”, comemora Ane Caroline Ferreira da Silva, uma das novas contratadas pela Neoenergia Brasília. “Agradeço a oportunidade que nos foi dada, pois agora reconheço a importância de um trabalho como este para a sociedade”, completa.

A escola oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo B, podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

Escola de Eletricistas

O projeto é realizado pelas distribuidoras do grupo Neoenergia desde 2019 e já capacitou mais de 4,8 mil alunos nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Distrito Federal. Desse total, mais de 3,5 mil profissionais foram contratados pelas empresas do grupo. A iniciativa pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.

Clique aqui e acompanhe o calendário de inscrições para a Escola de Eletricistas da Neoenergia Brasília. 

Fortalecimento da Força de Trabalho

Gerar emprego e renda, contribuir com a equidade de gênero no mercado de trabalho e transformar vidas são os objetivos e os compromissos da Neoenergia Brasília ao apostar no programa de internalização do grupo, agregando às equipes próprias algumas atividades antes realizadas por colaboradores terceirizados.

Desde que o projeto foi implantado, em 2017, a internalização já passou por todas as distribuidoras do grupo e 5,3 mil profissionais foram contratados diretamente pela Neoenergia.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorIFB: publicados editais para 50 vagas. Salários chegam a R$ 9,6 mil
Próximo artigoEmbaixada da Turquia em Brasília comemora o 30 de agosto