Por Thaís Miranda
A cidade Estrutural vai ganhar mais segurança, com a construção do 5º Batalhão de Polícia Militar. A estrutura está sendo erguida na Área Especial em frente ao balão de entrada da cidade — localização estratégica para garantir mais segurança, tanto para os profissionais da corporação quanto para os 48 mil habitantes da cidade.
Há mais de uma década, o grupamento policial da região funciona em sedes provisórias. Com 80 empregos gerados, as obras vão levar mais conforto e segurança aos militares com uma estrutura adequada na cidade da Estrutural.
“Esse Batalhão da Polícia Militar da Estrutural é mais uma grande obra muito solicitada pela população. É uma agenda numa temática que está em discussão no Brasil todo, que é a nossa segurança pública”, afirmou a vice-governadora Celina Leão, que visitou as obras nesta sexta-feira (1º).
“Um batalhão próprio dá dignidade para os militares que trabalham na cidade. Aqui teremos um efetivo de 350 policiais, então com certeza teremos um aporte maior na cidade para reforçar ainda mais a segurança pública”, detalhou a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka.
Até o momento, já foram executados os serviços de demolições e retiradas, escavações, formas para vigas baldrames e blocos e estrutura do reservatório de amortecimento de águas pluviais de concreto armado, armadura e formas dos blocos. Agora, as equipes trabalham nas estruturas metálicas do prédio. Também já foram feitas as intervenções por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para a captação de águas pluviais.
“São 1,7 mil metros quadrados, então é uma obra significativa e uma estrutura bastante adequada para que a Polícia Militar possa continuar fazendo um bom trabalho aqui na Estrutural, mas agora em boas condições e com a dignidade que a corporação merece”, defendeu o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, pontuou outras iniciativas feitas pelo GDF na Estrutural: “Na área da saúde, vamos fazer uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e uma UBS [Unidade Básica de Saúde], ampliando esse atendimento à população. Também vamos fazer um quartel do Corpo de Bombeiros e um terminal rodoviário. Além disso, entregamos aos moradores a reforma da feira da cidade. Já fizemos R$ 25 milhões de investimentos e até o fim desta gestão chegaremos a R$ 100 milhões. E a mesma coisa está sendo feita em outras regiões administrativas do DF”.
“Estamos precisando muito desse batalhão. A minha casa quase foi invadida e quanto mais proteção tivermos, melhor. Eu já fui perseguida, já tentaram me assaltar… Então tudo isso, para a gente, vai ser importante, principalmente para nós, mulheres, que andamos sozinhas”, comemorou a autônoma Roberta Moreira Lima, 31 anos.