17.5 C
Brasília
22 nov 2024 05:59


Núcleo Bandeirante deve contar com mais acessibilidade em reforma da Avenida Central

Primeira etapa do projeto da Seduh prevê novas calçadas, rampas e rotas acessíveis

A Avenida Central do Núcleo Bandeirante será reformada, levando à população calçadas com mais acessibilidade e estacionamentos reorganizados. A primeira etapa do projeto de sistema viário para o local foi aprovada pela portaria n° 61, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (24).

A via é a principal da região administrativa, com 2,26 km de extensão e vários comércios ao longo da pista. Para ser elaborado de forma mais prática e viável, o projeto da Seduh para a avenida foi dividido em quatro trechos. O primeiro servirá de modelo para os demais, tendo início na ponta da Vila Divinéia e indo até o primeiro balão na altura do posto de combustíveis San Remi.

Acessibilidade em foco

O projeto prevê a ampliação das calçadas, com algumas próximas às residências chegando até 2 metros de largura, privilegiando a passagem de pedestres e cadeirantes. Ao longo desse primeiro trecho, serão construídos 2.112 metros de novas calçadas acessíveis, além de rampas, rotas acessíveis em ambos os lados da pista e espaços compartilhados para circulação de pedestres e bicicletas.

Antes de iniciar o projeto, a equipe técnica da Seduh fez um levantamento da situação atual e constatou problemas de acessibilidade, dificuldade de travessia de pedestres, calçadas estreitas e desniveladas e piso irregular, entre outros problemas.

“A acessibilidade será aprimorada e a questão do estacionamento será resolvida, tornando tudo mais tranquilo”

Claudio Márcio de Oliveira, administrador do Núcleo Bandeirante

“A proposta para a Avenida Central prioriza as demandas encaminhadas pela comunidade local e estabelece como principal diretriz a acessibilidade nas calçadas ao longo da avenida, principalmente perto das paradas de ônibus e dos pontos de travessia, já que a circulação de pedestres é muito presente nesses locais”, avalia o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

Sistema viário

O projeto também prevê a recuperação de 1.260 m² de áreas verdes e a readequação dos estacionamentos públicos próximos ao canteiro central e dos edifícios comerciais. Dessa forma, atenderá à demanda local com 352 vagas de estacionamento para carros, motos, paraciclos, idosos e pessoas com deficiências (PcDs).

“A revitalização da Avenida Central já era aguardada com grande expectativa pelos comerciantes, pois trará mais conforto não só para os moradores da região, mas também para todos os que frequentam o comércio local”, afirma o administrador do Núcleo bandeirante, Claudio Márcio de Oliveira. “A acessibilidade será aprimorada e a questão do estacionamento será resolvida, tornando tudo mais tranquilo.”

Após a publicação da portaria nº 61, a primeira etapa do projeto de sistema viário será enviada à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para elaboração dos projetos executivos e complementares, que possibilitarão a execução das obras. Enquanto isso, as demais etapas que contemplam o restante da avenida continuam em análise na Seduh.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever