Troca de comando na Secretaria de Saúde?
O secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca pode estar com os dias contados. Fonte palaciana aponta que o secretário adjunto, Alexandrino Ismael, deve assumir a pasta, por indicação, da primeira dama. Segundo a fonte, “o desgaste de Humberto Fonseca chegou a exaustão”. A fonte explicou como deve funcionar o esquema. “O governador retirou o Tiago [Tiago Araújo Coelho de Souza, ex-subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)], pois havia acerto para ele ser o novo secretário de saúde e o Alexandrino foi nomeado adjunto na SES-DF para ir se preparando, a pedido da primeira dama. Para não criar constrangimento com o Tiago assumiu como adjunto das Cidades [Secretaria de Estado das Cidades do Distrito Federal] e o Alexandrino deve assumir a Saúde.”, afirmou a fonte.
Chama atenção um possível retorno do poder da influência do nome de Márcia Rollemberg na Saúde. É ver para crer, certamente, se ocorrer Rollemberg deverá ter uma sobrevida, de uma semana, talvez…
Servidor licenciado da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) a grande pergunta dos colegas da Saúde é se o deputado distrital, Juarezão (PSB) está com receio de participar da sessão da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do DF (CLDF) para votar o PL. 1.486/2017 que institui o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF).
Afinal o parlamentar pode ficar conhecido como o “servidor que entregou o HBDF à iniciativa privada”. Será que o distrital passou a levar em consideração o peso da decisão a ser tomada e o risco de comprometer o futuro político, em detrimento da gestão do socialista e colega de partido, Rodrigo Rollemberg? A resposta pode ser… “tô nem aí, tô nem aí”…
Brincadeiras à parte, Juarezão que faltou a três sessões seguidas da CESC, afirma que já proferiu o voto e que está disponível para todos verem no site da CLDF. Porém… Estranhamente, quem tentou acessar o link Projetos e outras Proposições no site da Casa, se deparou com uma página em branco. Será que por causa do voto do parlamentar ou… do PLC 126/2017 de autoria de Rollemberg, da avaliação do funcionalismo público do DF? O céus! Quantas dúvidas…
Quem está aguardando o pagamento das Horas Extras de novembro e dezembro, pelo andar da carruagem, devem permanecer, esperando. Política Distrital foi acionado por diversos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e apurou a informação com a SES-DF. “A Secretaria de Saúde informa que aguarda disponibilidade orçamentária para realizar o pagamento das horas extras o mais breve possível.”. Vale observar que o secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, na segunda-feira (24/Abr), durante a prestação de contas na Câmara Legislativa do DF (CLDF), avisou que está sem recursos. Mas que o pagamento das Horas Extras dependem, exclusivamente, da Secretaria de Estado de Fazenda do DF (SEFAZ).
Defensor da reforma trabalhista no Congresso Nacional, Rollemberg contraria colegas do PSB Nacional e dá, mais uma, demonstração de intolerância para com o funcionalismo público. Segundo o socialista, os servidores do GDF que participarem da greve geral na sexta-feira (28/Abr) terão o dia descontado na folha de pagamento. Tá falado!
Após muito pisoteio por parte de Rollemberg à direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), ao descontar cerca de 20 dias parados dos profissionais por participarem da greve no final de 2016, o escritório Martins Leão Advogados está realizando, em parceria com o Sindicato, um mutirão, sem ônus aos servidores, para pedir o ressarcimento dos valores descontados e a reposição dos dias trabalhados, o que deve reduzir os gastos do GDF com horas extras.
Em dois dias o escritório ganhou, em caráter liminar, 100% das 59 ações ajuizadas pela empresa e aproximadamente outras 500 ações, devem ser ajuizadas. Vale observar que na terça-feira (25/Abr), eram 13 ações julgadas favoráveis e 200 ações impetradas. Sem recursos e prestes a ter um enorme prejuízo com custas processuais, além de prazos curtos para fazer tais ressarcimentos, o Rollemberg jogou a desculpa de cumprimento de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF) de lado e tratou de agendar reunião e chamar o SINDATE-DF para negociar. O encontro dos representantes do Sindicato com o GDF será na tarde dessa quinta-feira(27/Abr).
O escritório Martins Leão avisa que continua a receber procurações, contracheques desde outubro de 2016 até abril e documentos dos servidores afetados com os descontos para ajuizar ação.
Eleições do SindSaúde
O processo eletivo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF, agora, além da 7a Vara do Trabalho de Brasília, também está sob investigação da Delegacia de Defraudação e Falsificação (DEF) da Polícia Civil do DF (PCDF), a pedido do Cartório de Brazlândia. O diretor do SINDSAÚDE-DF, Elias Lopes, que briga na Justiça para tentar concorrer às eleições, acusa a Comissão Eleitoral, subordinada a presidente da entidade, Marli Rodrigues, de falsificar ficha de desistência de Chapa. O cartório constou que houve falsificação e requereu investigação criminal do caso.
Estranhamente, chegou ao Política Distrital, que a também diretora de Formação Sindical, Laura Batista de Cunha, aparece em foto com o suposto desistente da candidatura da chapa de Elias Lopes. O blog está apurando o caso. Mas, questionado o SINDSAÚDE-DF, não se manifestou sobre o caso. O processo corre sob sigilo na Justiça do Trabalho.
O SINDSAÚDE-DF e a Associação dos Profissionais de Saude Publica do Distrito Federal (Clube Da Saúde) estão entre as entidades descredenciadas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (SEPLAG-DF).Por meio da Portaria 155, publicada no Diário Oficial de 20 de abril, as entidades deixam de ter descontos consignados realizados diretamente em folha de pagamento dos sindicalizados/associados junto ao cadastro de consignatárias facultativas junto ao Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).
Com o descredenciamento os sindicalizados/associados deverão realizar as contribuições sindicais por meio de depósito junto ao Banco Regional de Brasília (BRB) ou, caso ofereçam tal possibilidade, direto nas respectivas entidades. A publicação foi relizada
O SINDSAÚDE-DF, comemora o reconhecimento ‘forçado’ por parte do GDF “que tentou engavetar a decisão judicial que ampara e comprova a atuação da atual diretoria do Sindsaúde.”. O Executivo publicou no Diário Oficial do DF de 26 de abril, a prorrogação do mandato classista dos diretores da entidade, até a realização das eleições.
O sindicato explica que “Com a efetivação do processo eleitoral, a Justiça havia abonado o que estava composto no Estatuto do SindSaúde, que define pela manutenção de seu corpo diretivo, enquanto o pleito não é realizado.”, sem perder a piada a presente do Sindicato armou a bazuca e disparou: “O Sindsaúde construiu a sua história com luta e coragem. Não se abaterá com ataques de mídias ‘brancas’ e de gestores incompetentes e mal intencionados. Estamos na luta”.
Demorou, mas… Na edição de Panorama Político dessa quinta-feira (27/Abr), os jornalistas Kleber Karpov e Ana Comarú, apresentadores do programa Panorama Político, na Rádio Federal (www.radiofederal.com.br), recebem o deputado distrital, Raimundo Ribeiro (PPS), o presidente do PT, Adalberto Monteiro e o presidente da Associação de Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP), Sandro Gianelli, para falar sobre Instituto Hospital de Base do DF, Avaliação de Servidores Púbicos, a gestão do governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg, da cobertura política da blogosfera e de, política. Toda quinta-feira às 18h.
CPI da Previdência
O senador Hélio José (PMDB-DF) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência Social do Senado Federal, a ser presidida por Paulo Paim (PT-RS). Uma das principais CPIs do Congresso Nacional, o peemedebista espera provar que o rombo da previdência não é culta do funcionalismo público. Por outro lado, a CPI vai investigar práticas de sonegação fiscal, concessão de anistias, desonerações e desvinculações tributárias, que desabasteceram o caixa das contas previdenciárias no Brasil, se está relacionado às grandes empresas.
Nota Permanente de Repúdio
Um estado democrático, a liberdade de pensamento e a segurança jurídica tão esperados pela sociedade, encontram sustentação na autonomia e independência dos Profissionais de Informação que, com fidelidade, relatam os fatos de interesse público. Agora imaginem um universo onde a verdade não pode ser dita, os fatos não podem ser relatados, as irregularidades não podem ser denunciadas e arbitrariedades devem ser omitidas. Imaginaram? Quer notícias sobre saúde, postadas por profissionais de comunicação, com isenção, acesse https://www.facebook.com/groups/SecreariadeSaudedoDF/
Novas atualizações de pérolas do dia, aqui, a qualquer hora!
Distribuído gratuitamente nos melhores grupos de notícia da cidade do Facebook, Whatsapp, Google +, Twitter, Telegram…
Atualização 27/4/17 às 05h07