Diante da gravidade dos repetidos casos de infecção hospitalar por bactérias de alta resistência, conhecidas como “superbactérias”, ocorridos em unidades de saúde do DF, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) enviou ofício ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal requerendo a completa apuração dos fatos relativos aos casos. A Seccional também requereu que sejam adotadas medidas cabíveis tanto para imputação de responsabilidade, como para prevenir a ocorrência de novos casos.
No ofício encaminhado ao Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), a Seccional observa que os casos de infecção hospitalar preocupam toda a sociedade e que se faz urgente não só manter os pacientes infectados em áreas isoladas, como também se implementar, em caráter de urgência, políticas de controle e de prevenção diferenciada nos hospitais regionais.
Os registros de infecção hospitalar ocorreram em três unidades de saúde nas Regiões Administrativas de Taguatinga, Guará e Santa Maria, e também em uma unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho.
Fonte: OAB/DF