Na terça-feira (29), o Procon-DF, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania, junto com o Tribunal de Justiça e Territórios do Distrito Federal (TJDFT), promoveu um curso de aperfeiçoamento sobre prevenção ao superendividamento a 230 oficiais do Corpo de Bombeiros (CBMDF). A palestra foi realizada na Academia da corporação.
O Procon, por meio da Escola do Consumidor, apresentou os direitos básicos do consumidor e destacou as estratégias mais utilizadas por lojistas e prestadores de serviços para induzir o consumidor a comprar por impulso, sem planejamento prévio e sem levar em consideração o orçamento familiar.
“Hoje trouxemos orientação financeira básica aos oficiais dos Bombeiros. Essa é uma missão institucional que o Procon tem de dar amparo ao consumidor, que é vulnerável em toda relação de consumo, oferecendo formação, a exemplo cursos e palestras, de educação para o consumo”, defende o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.
O juiz Gabriel Coura, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Super (CEJUSC/Super), também palestrou aos oficiais destacando a importância da proteção ao superendividamento.
“Falamos aqui sobre processos de decisão, educação financeira e mercado de crédito, e tudo aquilo que se relaciona com o fenômeno do superendividamento. Entendemos que o tratamento, embora exista, nunca é a melhor opção. A prevenção, com controle dos gastos e gestão eficiente do orçamento familiar, é sempre o melhor remédio”, explica o juiz.
O curso contou também com a participação da psicóloga do TJDFT Priscila Costa de Sousa, que abordou questões de psicológicas que podem ajudar na prevenção ao superendividamento.
Participaram do evento: Marcelo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF; Roselise Tarter, chefe da Escola do Consumidor do Procon-DF; Denis Carvalho, palestrante pela Escola do Consumidor; Gabriel Coura, juiz e coordenador do CEJUSC/Super; Priscila Costa, psicóloga do TJDFT.