20.5 C
Brasília
19 dez 2025 18:26

Operação Panaceia: MPDFT investiga vazamento de dados de pacientes da SES

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Estado de São Paulo para elucidar a autoria e a materialidade de crimes de extorsão contra pacientes da Secretaria de Saúde portadores do vírus HIV

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) obteve três mandados de busca e apreensão em processo que apura crimes de extorsão contra pacientes da Secretaria de Saúde portadores do vírus HIV. Na última quarta-feira, 14 de agosto, os mandados foram cumpridos com a apreensão de dispositivos eletrônicos e outras provas em endereços residenciais e comerciais no Estado de São Paulo.

O promotor de justiça Clayton Germano reitera às vítimas de crimes de extorsão que não paguem qualquer vantagem (em dinheiro, favores ou outros bens) aos criminosos. “A extorsão nunca cessa, só aumenta. As vítimas devem guardar provas como mensagens, bilhetes e telefones de contato e procurar o Ministério Público”, explicou.

Além disso, o promotor de justiça comunica a todas as vítimas que pagaram algum tipo de extorsão que procurem a instituição com dados da forma do pagamento, mensagens e formas de comunicação, além de outras informações para a investigação.

A 2ª Prosus instaurou procedimento sobre o tema em junho, depois de ser procurada por duas vítimas, pacientes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As duas pessoas relataram ter sido extorquidas por criminosos, supostamente de posse de seus dados pessoais e de diagnóstico.

FonteMPDFT

Destaques

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...

Mulheres chefiam 40,7% das famílias do Distrito Federal, aponta pesquisa do IPEDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

UnDF abre 214 vagas remanescentes em graduações com cotas para idosos e apenados

Por Kleber Karpov A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge...