25.5 C
Brasília
11 abr 2025 21:07

Palestra sobre governança pública marca início do XXI SEMAT

O XXI Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (SEMAT), organizado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, reuniu mais de 450 gestores públicos e estudantes do DF, além de dezenas de autoridades locais e federais. Nesta terça-feira, dia 18 de agosto, o presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha, ressaltou que a participação dos servidores do GDF nesta capacitação contribui para promover a qualidade e a legalidade dos serviços públicos prestados no Distrito Federal.
Na cerimônia de abertura, a presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada distrital Celina Leão, elogiou a iniciativa e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo corpo técnico do TCDF. “Um evento como este é extremamente relevante e necessário diante da crise que vivemos. A corrupção trava a possibilidade de crescimento, por isso é tão importante ter um corpo técnico altamente capacitado como o do TCDF, possuir um presidente tão atuante, fazer auditorias excelentes como as que temos visto e capacitar os gestores para ter um DF melhor”, disse.
Campanha contra a Corrupção
A procuradora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Maria Rosinete de Oliveira afirmou que, nestas duas últimas décadas, o seminário se consolidou como um espaço de diálogo, de troca e de aprendizado sobre controle e fiscalização. “O SEMAT diminui as distâncias entre as demandas da sociedade e os mecanismos de gestão pública”, afirmou.
Na ocasião, ela aproveitou para convidar os participantes a se envolverem na Campanha 10 Medidas contra a Corrupção, lançada pelo MPDFT, para arrecadar mais de um milhão de assinaturas para promover Projetos de Iniciativa Popular de combate à corrupção. Entre as propostas está o estabelecimento de crime hediondo para a corrupção de altos valores, responsabilização de partidos e a criminalização do caixa dois.
As consequências da má governança pública
Com o tema Governança Pública – O Desafio do Brasil, a palestra inaugural foi conduzida pelo ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes. Na apresentação, o ministro revelou que há R$ 104 bilhões em indícios de irregularidades nas contas de 2014 do Governo Federal que precisam ser explicados. Segundo ele, as consequências da falta de gestão e de boa governança são a inflação, os juros altos e a desaceleração da economia.
Relator dos processos que tratam dos recursos federais destinados ao Distrito Federal, ele elogiou a atitude do TCDF de evitar que mais R$ 300 milhões fossem gastos na obra do entorno do Estádio Mané Garrincha. “Caso contrário, a Terracap não teria mais dinheiro, Alexandre Navarro (se dirigindo ao presidente da Companhia Imobiliária de Brasília, que estava no evento). Por isso o controle é fundamental. É preciso coragem para implementar medidas saneadoras”, afirmou.
Entre as boas práticas de governança, Augusto Nardes citou uma maior participação da sociedade, a capacitação constante, a articulação e a escolha de líderes com critérios. Segundo ele, 83% dos chefes não reconhecem servidores de alto desempenho e 75% escolhem gestores sem se basear em competência.
Incentivo à economia local
O presidente do Instituto Rui Barbosa e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Sebastião Helvécio, explicou a relação entre Desenvolvimento Regional e Aquisições Públicas. Para ele, os principais desafios ao desenvolvimento local são formar empresas mais competitivas na formalidade e gerar mais incentivos às Microempresas (MPEs) e às Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
Segundo o presidente do IRB, os gestores precisam ficar atentos às Leis Federais 123/2016 e 147/2014, que preveem o tratamento diferenciado às MPEs e às EPPs. “Estamos desperdiçando a oportunidade de promover a cidadania por meio da compra pública. É o que chamamos de omissão responsável”, ressaltou. Por outro lado, ele também lembrou que a legislação prevê que para promover esse tipo de tratamento especial é preciso ter, ao menos, três fornecedores enquadrados como microempresas sediados local ou regionalmente e capazes de cumprir as exigências previstas no edital de licitação.
Administração Pública e Sociedade Civil
Os participantes do XXI SEMAT também puderam conhecer melhor a nova lei de fomento e de colaboração entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laís de Figueiredo Lopes, foi quem explicou os principais pontos da Lei nº 13.019/14.
A norma entra em vigor em 23 de janeiro de 2016 e traz regras mais claras para a realização de parcerias entre o governo e as OSCs, tais como o estabelecimento de chamamento público obrigatório e critérios para apresentação e análise das prestações de contas. Segundo Laís, o chamado Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil prevê mais segurança jurídica ao trabalho realizado pelas organizações e mais transparência na destinação dos recursos públicos.
Serviço
A 21ª Edição do SEMAT vai até amanhã, quarta-feira, dia 19 de agosto de 2015, no Auditório do Edifício Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Fonte: TCDF

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...

Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

Por Tâmara Freire  A possibilidade de a gripe aviária se...

Lideranças indígenas criticam ação policial em frente ao Congresso

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou...

Equipe brasiliense de futebol americano abre seletiva para novos atletas

Por Fernando Jordão Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos,...

Destaques

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

IGESDF amplia oferta de leitos de UTI e UCI Pediátrica em suas unidades para absorver demandas da SES

Por Bruno Laganá Atendendo a uma solicitação da Secretaria de...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...