22.5 C
Brasília
19 mar 2025 03:32

Para professor da rede pública, o maior desafio em sala de aula é a falta de infraestrutura e de recursos, aponta pesquisa

Para docentes, desinteresse do aluno a partir do 5º ano também é entrave; estudo da Moderna mostra a percepção dos profissionais da educação na pandemia

Por Cristina Alves

Apesar da pandemia da Covid-19 ter acelerado o uso de ferramentas digitais em sala de aula, uma das maiores queixas dos professores da rede pública brasileira é a falta de infraestrutura e de recursos. O dado faz parte da pesquisa sobre Escolas Públicas encomendada à LUMIO pela Moderna, empresa do Grupo Santillana que atende a educação pública. O estudo mostra a percepção de educadores sobre o trabalho na pandemia. Para isso, entrevistou professores dos ensinos Fundamental 1 e 2, além de gestores de escolas públicas e funcionários de Secretarias da educação em todo o país.

De acordo com a análise, as dificuldades encontradas pelos profissionais variam conforme o ciclo escolar. Entre professores do Ensino Fundamental 1, que compreende do 1º ao 5º ano, a falta de infraestrutura e de recursos foi apontada por 29,54% dos entrevistados como o maior desafio. Em segundo lugar, 19,25% apontaram a falta de suporte familiar, seguido por 18,29%, que indicaram a dificuldade para ensinar os alunos de forma remota no contexto da pandemia (por conta, por exemplo, da dificuldade em adaptar os materiais, alfabetizar e alinhar a prática pedagógica ao ensino à distância, entre outros).

Para os professores do Ensino Fundamental 2, do 5º ao 9º ano, a falta de interesse do aluno é um desafio para 36,63%. Problemas com infraestrutura são apontados por 25,49% dos entrevistados, enquanto 15,88% indicam dificuldades no ensino.

“Os dados revelados na pesquisa mostram como tem sido a experiência de professores após dois anos de pandemia. Notamos que os desafios são diferentes entre as fases escolares, o que reforça o peso da participação dos alunos nas aulas a partir do Fundamental 2, enquanto o suporte familiar nos anos iniciais faz diferença para a criança e para a escola”, explica Ângelo Xavier, Diretor Geral de Educação da Moderna.

Efeitos da pandemia

Além dos desafios mencionados, na etapa qualitativa da pesquisa, os profissionais apontaram que a pandemia intensificou as desigualdades no dia a dia escolar.

“Essas dificuldades vão desde o acesso a ferramentas tecnológicas até urgências básicas como alimentação, saúde e moradia. O trabalho educacional pós-pandemia é também utilizar materiais que resgatem emocionalmente esses alunos para reinseri-los na vida escolar”, afirma Ivan Aguirra, diretor de Marketing e Serviços Educacionais da Moderna.

O estudo mostra que os professores compartilham a experiência de uma jornada intensa, além de um sentimento geral de desvalorização e abandono por parte do poder público, percepção intensificada com a pandemia.

Otimismo na adversidade

Mesmo com os aspectos negativos, os professores reconhecem pontos positivos de lecionar na rede pública e acreditam que a pandemia resgatou o valor da escola e dos profissionais docentes.

Ao menos 31,67% dos profissionais do Ensino Fundamental 1 afirmam que transmitir conhecimento é a maior recompensa do trabalho na rede pública. Em seguida, aparecem o bom planejamento do trabalho, apontado por 19,44% dos entrevistados. Ainda 16,4% indicaram boa empregabilidade e remuneração entre as recompensas.

Para professores do Ensino Fundamental 2, o primeiro lugar dos aspectos positivos também é transmitir conhecimento, no entanto, o percentual é maior: 35,77% dos entrevistados. Na sequência, 19,23% indicam o bom planejamento como positivo e 19,23% destacam a boa empregabilidade e benefícios.

A pesquisa Escolas Públicas teve como objetivo conhecer o perfil dos profissionais da educação pública, sua rotina de trabalho, além da sua relação com a escolha e utilização dos materiais didáticos. O estudo foi dividido em etapas quantitativa e qualitativa. As entrevistas da etapa quantitativa foram realizadas com 1.390 profissionais da educação em posições de docência, gestão e administração de secretarias de educação ou escolas. As entrevistas aconteceram de forma online, entre 07/12/2021 e 18/01/2022 nas cinco regiões do país.

Sobre a Moderna

A Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento. Uma empresa que se renova sempre e se reposiciona para atender às demandas reais da educação de hoje.

Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem primordialmente as necessidades e as particularidades regionais das instituições de ensino brasileiras, a moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e produzir conteúdos didáticos, literários e serviços educacionais efetivos. Assim, coloca-se como parceira de secretarias de educação, escolas e famílias, desenvolvendo habilidades, competências e valores para os desafios pessoais e profissionais que estão por vir.

Desde 2001, como parte do Grupo Santillana, presente em 21 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para incentivar reflexões e políticas públicas em prol da equidade e da qualidade do ensino público brasileiro.

Sobre a Santillana

Fundada na Espanha em 1960, a Santillana é o braço editorial do Grupo PRISA, líder em meios de comunicação, entretenimento e educação nas línguas espanhola e portuguesa. Presente em 21 países, a Santillana iniciou suas atividades no Brasil em 2001, ao adquirir as editoras Moderna e Salamandra. Com forte presença nas Américas, a companhia tem o compromisso global de entender a identidade, a missão e o momento de cada instituição educacional, a fim de fomentar um mundo integrado de vivências e descobertas em constante movimento. Na área social, atua por meio da Fundação Santillana, instituição voltada ao fomento da educação no país, que realiza diversas ações em parceria com organismos nacionais e internacionais.

Com transformação digital e pedagógica, a Santillana trabalha com qualidade e inovação na produção de todos os seus conteúdos. E oferece para as escolas, professores, famílias e alunos um serviço integral, que incorpora tecnologia, formação e assessoramento educacional.

No Brasil, a holding de negócios educacionais atua com soluções didáticas e de literatura infantil e juvenil, com a Moderna e a Editora Salamandra, com materiais para ensino de idiomas e educação bilíngue, com a Richmond e a Santillana Español, , projetos educativos como UNO-Educação e Compartilha, o Sistema Farias Brito de Ensino, a plataforma Kepler e o programa socioemocional Crescemos.

 

UBS 3 do Recanto das Emas incentiva mulheres a cuidarem da saúde

Por Larissa Lustoza Um estímulo ao autocuidado feminino. Foi com...

Espaço de esperança, Centro de Referência da Mulher Brasileira presta mais de mil atendimentos por mês

Por Thaís Umbelino O Centro de Referência da Mulher Brasileira, localizado...

Câncer colorretal: quase 2 milhões de novos casos são diagnosticados anualmente no mundo

Por Yuri Freitas A campanha “Março Azul-Marinho” visa conscientizar a...

Saúde cria grupo de trabalho para otimizar listas de espera na rede pública do DF

Por Larissa Lustoza A Secretaria de Saúde (SES-DF) criou, nesta...

Destaques

Senha preferencial para doadores de sangue O negativo e A negativo é prorrogada até o dia 29

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) prorrogou até o...

HCB recebe a sétima turma de médicos residentes em diversas especialidades pediátricas

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)...

CLDF aprova indicação de Cleber Fernandes à presidência do IGESDF em meio a críticas ao modelo de gestão

Por Marco Túlio Alencar Com o voto favorável de 12...

UBS 3 do Recanto das Emas incentiva mulheres a cuidarem da saúde

Por Larissa Lustoza Um estímulo ao autocuidado feminino. Foi com...

BRB deve gerenciar carteira de R$ 2,6 bilhões de depósitos do Tribunal de Justiça da Paraíba

O Banco BRB vai gerenciar uma carteira de R$...