22.5 C
Brasília
15 abr 2025 19:30

Parque da Cidade Sarah Kubitschek recebe ação de combate à dengue

Ação batizada de "De mãos dadas contra a Dengue" vai eliminar possíveis focos de proliferação dos mosquito Aedes aegypti em um dos principais cartões-postais de Brasília

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), a administração do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAP-DF) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) se uniram no combate ao mosquito transmissor da dengue. Em parceria, os órgãos realizam nesta quarta-feira (24) uma série de ações para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Batizada de “De mãos dadas contra a Dengue”, a ação envolverá cerca de 30 reeducandos da SEAP e 30 servidores do SLU, que, juntos, realizarão a limpeza de pontos específicos no parque, como o recolhimento de garrafas e lixos que podem ser foco do mosquito. A limpeza será iniciada no Estacionamento 10 e seguirá em direção aos Estacionamentos 9, 8 e 7.

A ação está marcada para ser iniciada às 9h com previsão de término às 12h. Nesse período, os espaços serão limpos e os focos eliminados. O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, explica que a medida chega para somar forças às ações já realizadas e que estão em curso pelo GDF. “O combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos nós, e juntos devemos agir para intensificar as ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue”, afirma. “O governo vem tomando medidas responsáveis e positivas no que diz respeito ao combate do Aedes aegypti”, completa o gestor.

Solução biológica

Batizada de De mãos dadas contra a Dengue, a ação envolverá cerca de 30 reeducandos da SEAP e 30 servidores do SLU

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek tem inovado quando o assunto se refere ao combate do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya. Em novembro do ano passado, a espaço recebeu a instalação de 20 dispositivos de combate ao Aedes aegypti. Os aparatos, instalados em pontos estratégicos, foram doados à SEL e repassados para a administração do Parque da Cidade. Os dispositivos “Aedes do Bem” são produzidos por uma multinacional de biotecnologia. Trata-se de uma solução biológica segura e eficaz que não traz prejuízo aos usuários. Além disso, a Piscina de Ondas recebe operação de limpeza a cada 10 dias para evitar o acúmulo de água parada.

“Com a implementação do Aedes do Bem no Parque, nós antecipamos o combate ao mosquito, porque sabemos que os períodos chuvosos são os mais críticos. Essa limpeza vem para fortalecer essas medidas, que estão sendo conduzidas pelo GDF. A previsão é que na próxima semana a gente realize mais uma etapa dessa ação”, adianta o administrador do Parque, Todi Moreno.

Boletim Infogripe: aumentam as hospitalizações de pacientes com gripe

Por Bruna Ferraz A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgou...

UBS de Santa Maria deve contar com estrutura moderna e capacidade para 300 atendimentos diários

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está finalizando...

Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS

Por Priscila Thereso O Ministério da Saúde vai solicitar que a...

Prevenir é possível: DF lidera adesão à profilaxia contra HIV

Por Michelle Horovits O Distrito Federal é, hoje, um dos...

Cirurgia contra AVC recém-integrada ao SUS salva vidas no CHC da UFPR

Por Jéssica Tokarski Era um dia normal de trabalho para...

Núcleos integrados de atendimento à mulher têm atendimento ampliado

Por meio da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam),...

Destaques

Boletim Infogripe: aumentam as hospitalizações de pacientes com gripe

Por Bruna Ferraz A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgou...

Curso de Letramento Racial é intensificado em comemoração aos 65 anos de Brasília

Como parte das celebrações do aniversário de Brasília, a...

UBS de Santa Maria deve contar com estrutura moderna e capacidade para 300 atendimentos diários

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está finalizando...

Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS

Por Priscila Thereso O Ministério da Saúde vai solicitar que a...

Prevenir é possível: DF lidera adesão à profilaxia contra HIV

Por Michelle Horovits O Distrito Federal é, hoje, um dos...