Passageiros do Metrô-DF podem pagar tarifa com cartão de crédito e débito

Pagamento poderá ser feito por aproximação direto nos bloqueios nas 27 estações. Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo, habilitados com a tecnologia de aproximação



A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal informam que, a partir de hoje, 28 de setembro, o Sistema de Bilhetagem Automática do DF, operado pelo BRB Mobilidade, passará a aceitar o pagamento por aproximação diretamente nos bloqueios das 27 estações.

As tarifas poderão ser pagas aproximando cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada. Os usuários devem checar com a administradora do cartão ou com o banco se a tecnologia de pagamento por aproximação está habilitada e se a opção preferencial do cartão é crédito ou débito. A tecnologia de pagamento por aproximação é identificada com um sinal semelhante ao do wi-fi.

“A modernização do sistema do metrô deve ser uma constante e a novidade no pagamento é mais uma medida pensando no conforto do usuário, para evitar filas”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Publicidade

A implantação do sistema no Metrô-DF foi feita pelo BRB Mobilidade, em parceria com a Mastercard, pioneira na implementação da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina. O pagamento por aproximação poderá ser feito com cartões de crédito e débito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

“O transporte metroviário é de grande importância para a mobilidade urbana do Distrito Federal, e por isso o GDF está atento às necessidades de melhoria e ampliação do Metrô, tendo realizado grandes investimentos na modernização do sistema, na extensão de linha e construção de novas estações”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, acrescenta que a Companhia tem atuado em parceria com o BRB para a modernização crescente do sistema de bilhetagem, por meio da tecnologia. “A intenção é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário ao sistema”, afirma.

“Desde que assumiu o Sistema de Bilhetagem Automática, o BRB tem trabalhado para melhorar a experiência do usuário. Primeiro, modernizamos o sistema e lançamos um aplicativo e o site para facilitar o dia a dia do passageiro do transporte público no DF. Agora, chegou a fase de firmar novas parcerias, como esta com a Mastecard, para democratizar a alternativa de pagamento aos cidadãos”, acrescenta o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A opção de compra com o QR Code nas bilheterias continuará vigente, assim como o Cartão Mobilidade, usado por passageiros que precisam fazer a Integração com o sistema rodoviário. O pagamento por aproximação não dá direito à integração.

Perguntas e Respostas

Qualquer cartão de crédito e débito funciona no Metrô-DF?

Não. Por enquanto, somente cartões que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Para consultar as bandeiras aceitas, verifique diretamente na tela dos validadores.

É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso no bloqueio?

Não. O bloqueio cobrará na função definida pela sua instituição bancária.

Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nos bloqueios?

Sim. É possível o pagamento de passagem diretamente nos bloqueios com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios, desde que tenham tecnologia de pagamento por aproximação.

É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?

Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus devem usar o cartão BRB Mobilidade.

Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?

Somente será possível passar o cartão uma vez a cada 05 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada.

Se tiver mais de um cartão bancário ou um cartão de Vale Transporte ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?

Será debitado o cartão mais próximo do equipamento. É essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar cobrança em cartão diverso do escolhido.

Se o cartão não passar, o que devo fazer?

O usuário pode adquirir a passagem na bilheteria e entrar em contato com o banco ou a administradora do cartão para ver porque não passou.

O pagamento por aproximação é seguro?

O pagamento por aproximação é rápido, prático e seguro. É ideal para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorGama terá hospital reformado e vai ganhar um viaduto, afirma Ibaneis
Próximo artigoOMS: cerca de 15% dos trabalhadores no mundo têm transtornos mentais