A Polícia Civil estabeleceu 60 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva de 180 vagas para o cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis; além disso, mais 200 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva de 300 vagas para o cargo de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis, em execução de concurso público, com o edital em via de ser publicado.
São requisitos básicos para inscrição nos concursos públicos das carreiras de apoio às atividades policiais civis, além de outros previstos em lei, ser portador de diploma de curso superior com formação na área específica para a qual concorrerá, para o cargo de gestor. Já para o cargo de analista, é necessário ser portador de certificado de conclusão do 2° grau ou habilitação legal equivalente.
Um gestor poderá ter remuneração inicial de até R$ 8.719. Enquanto o analista terá a remuneração inicial de até R$ 5.550. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca que conduzirá o certame.