26.5 C
Brasília
12 abr 2025 14:08

PDAF: Relatório avalia implementação do cartão em escolas do Núcleo Bandeirante e Brazlândia

Ministério Público e demais órgãos de controle apontam avanços na gestão de recursos e destacam recomendações para aprimorar o programa nas unidades escolares

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Grupo de Trabalho do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) reuniram-se nesta sexta-feira, 4 de abril, com a Secretaria de Educação do DF. O objetivo foi apresentar o resultado das visitas realizadas às escolas públicas do Núcleo Bandeirante e de Brazlândia para acompanhar e fiscalizar a implementação do Cartão PDAF.

O relatório concluiu que a adoção do Cartão PDAF nas unidades escolares do Distrito Federal representa um avanço significativo na gestão dos recursos descentralizados, proporcionando maior agilidade nas aquisições e simplificação na prestação de contas. Os aspectos positivos observados foram maior agilidade nas aquisições, especialmente para itens de uso cotidiano, simplificação e celeridade no processo de prestação de contas, ampliação da rede de fornecedores disponíveis e possibilidade de avaliação dos fornecedores contratados.

Por outro lado, foram identificados desafios operacionais e oportunidades de melhoria que, se adequadamente endereçados, poderão potencializar os benefícios do sistema e corrigir as distorções observadas. Também foi observado o aumento significativo nos valores de serviços contratados em algumas unidades, desalinhamento entre os preços praticados no sistema e a realidade de mercado, dificuldade para aquisição de itens específicos, demora na entrega de alguns produtos e limitações para contratação de serviços de pequenos reparos com fornecedores locais.

O documento ainda traz recomendações relativas à plataforma e ao sistema do Cartão PDAF, à capacitação e suporte aos gestores, ao controle e à transparência, além de apontar necessidades estruturais recorrentes nas escolas visitadas.

Para o coordenador do GT, promotor de justiça Cláudio João Freire, o trabalho preventivo permite identificar e corrigir falhas antes que se tornem problemas maiores, otimizando os recursos investidos na infraestrutura escolar. “Nossa missão é garantir que o dinheiro público chegue efetivamente onde deve chegar: na melhoria da qualidade do ensino. Continuaremos trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação para implementar as recomendações do relatório, porque acreditamos que a prevenção é o caminho mais eficiente para transformar a educação no DF”, afirmou.

O coordenador da Rede de Controle Hamilton Ribeiro explicou que a atuação do grupo não é hierárquica, mas baseada na colaboração entre os diferentes órgãos. “O PDAF é um exemplo claro de como ações conjuntas entre secretarias e órgãos de controle, cada um com sua expertise, podem solucionar questões importantes. Isso ficou evidente na reunião de hoje. É um orgulho ver como a administração pública tem capacidade de resolver seus desafios quando pessoas com vontade, habilidade e competência se unem”, comentou.

A secretária de Educação do DF Hélvia Fraga expressou sua gratidão pelo trabalho do GT que acompanha a implementação do Cartão PDAF, ferramenta que considera uma das mais eficientes no controle de recursos públicos na educação. O Cartão PDAF, que substituiu o antigo sistema de cheques, permite que os recursos cheguem diretamente às escolas para a gestão de despesas essenciais. “A mudança trouxe mais agilidade e transparência na aplicação dos recursos, além de facilitar a prestação de contas e ampliar a participação de novos fornecedores credenciados. A implementação do Cartão PDAF representa um grande avanço para a rede pública de ensino”, concluiu.

Também participaram da reunião representantes da Controladoria-Geral do DF, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF e da Secretaria de Estado da Educação do DF.

PDAF

O Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) consiste em uma ferramenta de repasse de verbas públicas a instituições de ensino, que estejam com as contas em dia, para desenvolver iniciativas previstas em plano de gestão destinadas à melhoria da qualidade do ensino e ao fortalecimento da gestão democrática.

O GT é composto por integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal e atua para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e evitar que futuras fraudes ocorram. Além do MPDFT, participam da iniciativa o Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC/DF), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Economia (Seec).

FonteMPDFT

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...

Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

Por Tâmara Freire  A possibilidade de a gripe aviária se...

Lideranças indígenas criticam ação policial em frente ao Congresso

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou...

Equipe brasiliense de futebol americano abre seletiva para novos atletas

Por Fernando Jordão Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos,...

Destaques

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

IGESDF amplia oferta de leitos de UTI e UCI Pediátrica em suas unidades para absorver demandas da SES

Por Bruno Laganá Atendendo a uma solicitação da Secretaria de...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...