20.5 C
Brasília
06 fev 2025 02:39

Pesquisa aponta aeroporto de Brasília como o melhor do país

Pela 14ª vez, terminal da capital conquistou título a partir de avaliações dos passageiros em Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário

Por Thaís Miranda

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito pela 14ª vez como o melhor terminal de passageiros do Brasil. A escolha foi na categoria com mais de 10 milhões de passageiros por ano dentro da premiação feita pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, na Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário.

No ano passado, o aeroporto da capital foi considerado o quarto mais pontual do mundo, com 108.758 voos pontuais, o que representa 86,62% de todos os pousos e decolagens do ano partiram no horário. A experiência segundo a visão dos passageiros refletiu em mais uma conquista para o terminal.

A qualidade do serviço fornecido pela terminal brasiliense é pilar da política de estímulo do turismo na capital federal promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Para isso, foram traçadas inúmeras estratégias no ramo para colocar o DF na lista de destino mais procurados pelos passageiros, como a criação da Rota do Vinho, as parcerias para implementar o stopover e a redução de 12% para 7% no ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV).

O aumento no número de turistas que desembarcam no quadradinho não seria possível se não fossem as boas estruturas de um dos maiores terminais aéreos do país. É lá onde se iniciam as boas experiências ao visitar a capital federal.

Além dos tradicionais pontos turísticos, o DF dispõe de equipamentos públicos com vasta programação cultural para os fins de semana de lazer | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O aeroporto de Brasília oferece uma experiência única. Estamos localizados no coração do país, sendo um importante hub para conectar o Brasil com o mundo, o que facilita a chegada e partida para qualquer lugar. A infraestrutura é excelente, temos o que há de melhor na gastronomia e serviços aos usuários. Desde o início da nossa gestão, estamos trabalhando para conquistar novos voos internacionais, com o intuito de ampliar o fluxo de turistas na capital”, pontua o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Para Rogério Coimbra, diretor de Assuntos Corporativos da Inframerica, a pesquisa é importante para medir a qualidade do serviço prestado para os passageiros. “Estamos muito felizes com o resultado, pois é um reflexo importante do trabalho que as nossas equipes vêm realizando para dar a melhor experiência para o passageiro. A pesquisa é um bom termômetro do nosso serviço. Com o resultado, podemos medir o que melhorou e o que precisa melhorar no terminal e isso é ótimo. Desta forma, conseguimos buscar melhores soluções para o dia a dia das nossas operações”, diz.

Assim que desembarca no terminal, o passageiro conta cerca de 135 lojas que vendem roupas, acessórios, souvenirs, além de ter diversos cafés, bares e restaurantes distribuídos em 120 mil m². Fora do aeroporto, o DF dispõe de uma variedade de pontos turísticos, culturais e de lazer para todas as idades e preferências.

No ano passado, o aeroporto da capital foi considerado o quarto mais pontual do mundo, com 108.758 voos pontuais, o que representa 86,62% de todos os pousos e decolagens do ano partiram no horário

Uma das opções é conhecer os locais onde ocorrem a colheita, produção artesanal e degustação do vinho. O enoturismo tem se mostrado cada vez mais presente na capital federal. O ponto forte na produção da uva está localizado nas vinícolas do PAD-DF, área rural do Paranoá.

Por lá, os visitantes e turistas podem conhecer a Vinícola Brasília, um conjunto de dez propriedades estruturadas para as pessoas passarem o dia degustando ou até mesmo pernoitarem. A expectativa é que o setor aumente ainda mais. Isso porque, o GDF criou uma comissão para avaliar e definir as ações de fomento, apoio e incentivo ao enoturismo no DF.

Além dos tradicionais pontos turísticos, entre eles a Praça dos Três Poderes, Ponte JK, Pontão do Lago Sul e Torre de TV, o DF dispõe de equipamentos públicos com vasta programação cultural para os fins de semana de lazer. O Centro Cultural Renato Russo, Museu de Arte de Brasília, Museu do Catetinho e Museu Nacional da República são algumas das opções que oferecem atividades para os brasilienses e turistas.

Para quem quiser mergulhar a fundo na cultura e história da capital, a Secretaria de Turismo dispõe de rotas pré-definidas. Acesse o material neste site.

Ponto de conexão

O Aeroporto de Brasília é um dos maiores hub nacional do país. Isso significa que a capital federal é um importante ponto de conexão para transferir os passageiros para o destino pretendido.

Somente no ano passado, foram 14.860.880 passageiros que circularam pelo Aeroporto de Brasília. Esse tráfego coloca o terminal brasiliense como o terceiro mais movimentado do país, atrás apenas dos dois aeroportos paulistas – Congonhas e Guarulhos.

Com relação aos passageiros vindos de outro país, em 2023, Brasília recebeu 3.794.260 turistas internacionais, sendo que mais de 40% vieram da América do Norte e 28% da Europa. Saindo de Brasília, é possível viajar para todas as 26 capitais brasileiras e mais 12 cidades no país. A quem deseja uma viagem internacional, há voos diretos para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Buenos Aires, Lima e, a partir de junho, para Santiago.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, o objetivo é aumentar ainda mais esses números: “Essa é mais uma vitória em busca da consolidação de Brasília como o grande hub. Esses dados reforçam nossa convicção de que a capital está preparada para receber maior influxo de turistas e novos voos internacionais, em substituição ao congestionamento de outros aeroportos brasileiros. Além disso, temos voos diretos para todas as capitais do país. E nós queremos melhorar ainda mais este cenário e, é para isso, que temos trabalhado”, afirma o secretário.

 

Neurocientista Miguel Nicolelis recebe Prêmio de Amizade do governo chinês

Por Kleber Karpov O neurocientista brasileiro Miguel Angelo Laporta Nicolelis...

Se liga valentão: Jorge Vianna manda recado aos agressores de mulheres

Por Kleber Karpov Em uma postagem nas redes sociais, o...

“Não dá para ser um PDOT para os ricos”, defende Fábio Felix

Por Denise Caputo  Uma das principais pautas do ano, o...

Sindate-DF acompanha audiências sobre Insalubridade Grau Máximo

O Diretor Newton Batista esteve presente no Tribunal Regional...

Sindate cobra direitos de Técnicos demitidos da UTI Vida

Na última quinta-feira (30), a diretora do Sindate, Josy...

CLDF retoma atividades de 2025

Por Eder Wen A primeira sessão ordinária da terceira sessão...

Ricardo Vale comemora aviso de licitação de obra do BRT Norte

Em sessão ordinária da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (5),...

Destaques

Neurocientista Miguel Nicolelis recebe Prêmio de Amizade do governo chinês

Por Kleber Karpov O neurocientista brasileiro Miguel Angelo Laporta Nicolelis...

Se liga valentão: Jorge Vianna manda recado aos agressores de mulheres

Por Kleber Karpov Em uma postagem nas redes sociais, o...

“Não dá para ser um PDOT para os ricos”, defende Fábio Felix

Por Denise Caputo  Uma das principais pautas do ano, o...

Sol Nascente vai ganhar grupamento para bombeiros e sede da administração regional

Por Ian Ferraz Região com mais de R$ 630 milhões em...

Sindate-DF acompanha audiências sobre Insalubridade Grau Máximo

O Diretor Newton Batista esteve presente no Tribunal Regional...