Pessoas com 40 anos ou mais poderão receber a dose de reforço

Imunizante será aplicado em quem recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19 há pelo menos cinco meses



A partir desta sexta-feira (26), a dose de reforço da vacina contra a covid-19 passa a ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses. A vacinação no Distrito Federal segue rigorosamente as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Até a última quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde havia vacinado 183.516 pessoas com a dose de reforço.

O público com imunossupressão grave pode receber uma dose adicional após 28 dias da segunda dose. Hoje, o DF está abastecido com vacinas para alcançar todos os públicos na etapa atual da campanha contra a covid-19.

“A Secretaria de Saúde vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, porque só assim iremos garantir que, cada vez mais, tenhamos menos pacientes, internações e casos de morte. Em cima disso, a gente pré-estabeleceu a meta de imunizar 240 mil pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a D1 e de 250 mil pessoas acima de 12 anos que já estão aptas a receber a D2”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25).

Publicidade

Ainda de acordo com o subsecretário, a pasta trabalha com uma meta de vacinação até dezembro. “Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a D1 voltem para tomar a D2. Só nisso nós já teremos 88% de cobertura e isso nos trará uma grande tranquilidade para o período de festas de final de ano”, pondera.

Flexibilizações

À medida que a vacinação contra a covid-19 evolui, o Governo do Distrito Federal avalia as condições para flexibilizar as regras impostas pela pandemia. O cenário atual é de redução no número de casos e óbitos, além da queda nas internações pela doença. Hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 65,38% e apenas 10% dos leitos de suporte ventilatório pulmonar estão com pacientes internados.

“As flexibilizações estão sendo trabalhadas há semanas de forma bem intensa. Estão sendo observadas as variáveis e condições que determinam o que os países europeus estão vivendo e temos alguns pontos de diferença entre os dois cenários. Sem sombra de dúvidas, o principal ponto é a qualificação de um Programa Nacional de Imunizações que vem sendo estabelecido há vários anos temos uma cultura de imunização muito mais enraizada, temos um sistema de saúde capaz de descentralizar e capilarizar a vacinação e isso é único no mundo”, destaca o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

Reforço com a vacina Janssen

Para aqueles que receberam a dose única da vacina contra a covid-19 será disponibilizada, em breve, uma dose de reforço. Vale ressaltar que não se trata de uma segunda dose e sim de um reforço vacinal. A Secretaria de Saúde informou que o DF ainda não recebeu os imunizantes da empresa Johnson & Johnson para aplicação da dose extra. Tão logo as vacinas cheguem à capital federal, os imunobiológicos serão disponibilizados à população.

“O Ministério da Saúde informou que a previsão de envio da dose de reforço da Janssen deve ser na segunda semana de dezembro. O DF fica no aguardo desse envio para iniciar esse reforço a todos que receberam a dose única da Janssen”, informou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

Vacinação continua

Todas as salas de vacina estão abastecidas para atender o público do Distrito Federal. São diversos pontos abertos durante toda a semana e locais específicos aos finais de semana. No próximo sábado (27), a Secretaria de Saúde vai promover outra ação de busca ativa a pessoas que ainda não tomaram a D1 em locais públicos com grande circulação de pessoas.

Desta forma, haverá vacinação nas seguintes regiões:

– Vicente Pires;
– Recanto das Emas;
– Sobradinho;
– Paranoá;
– Fercal;
– Ceilândia;
– Taguatinga;
– Estrutural.

Os locais serão divulgados nesta sexta-feira (26) juntamente com a relação de onde haverá oferta de segunda dose e dose de reforço.

“A vacinação é o padrão ouro de combate à covid. Reforçamos aqui que, quem ainda não se vacinou com a primeira dose, ou quem ainda não tomou a segunda dose, procure uma unidade de saúde. Essas doses estão disponíveis para que possamos fazer a cobertura, proteger melhor a nossa população e caminhar para próximo da normalidade”, afirma a subsecretária de Assistência Integral à Saúde, Paula Lawall.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTESecretaria de Saúde
Artigo anteriorHospital de Santa Maria oferece suporte a mulheres vítimas de agressão
Próximo artigoHospital Veterinário Público oferece vacinação para cães neste sábado (27)