24.5 C
Brasília
10 abr 2025 13:44

PGR pede ações para proteger diretores da Anvisa

Ameaças partem de pessoas contra a vacinação de crianças

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou hoje (20) já ter determinado “a adoção de providências no sentido de contribuir para assegurar a proteção” dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que têm recebido ameaças de pessoas contrárias à vacinação de crianças contra a covid-19.

A manifestação decorre de um ofício encaminhado à procuradoria pelo presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, relatando, inclusive, ameaças de morte contra servidores do órgão. Nele, o dirigente reitera pedidos de proteção policial para os membros da agência, a exemplo do que já havia sido feito em novembro, quando as primeiras ameaças foram registradas.

As ameaças surgiram após decisão da Anvisa de autorizar a aplicação da vacina da Pfizer-BioNTech contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, na última quinta-feira (16).

“O crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os autores e apurar responsabilidades”, explicou a Anvisa.

O ofício em resposta, a PGR informou que “as comunicações anteriores acerca de situações assemelhadas foram diligentemente tratadas por membros do Ministério Público Federal no Distrito Federal e no Paraná [primeira instância], que contam, no tema, com o zeloso trabalho da Polícia Federal”.

Sem indícios

Contactada pela Agência Brasil, a PGR acrescentou que até o momento os procuradores da primeira instância (no DF e no Pará) não encontraram indícios do envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro, o que jogaria o caso para a instância superior, que é a própria PGR.

Em live em redes sociais, na quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro disse que pediu extraoficialmente o “nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos”. “Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem foram essas pessoas e forme seu juízo”, disse o presidente.

No dia seguinte (17), a diretoria da Anvisa divulgou nota rebatendo questionamentos de Bolsonaro acerca da decisão de autorizar a vacinação em crianças com o imunizante da Pfizer-BioNTech.

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...

DF inicia modernização do sistema de atendimento de ocorrência emergenciais

Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal...

Diretores de escolas de Samambaia recebem orientações sobre enfrentamento à violência doméstica

Por Ana Paula Siqueira Para orientar e sensibilizar crianças e adolescentes...

Destaques

Alexandre de Moraes nega pedido de Daniel Silveira para trabalhar e estudar fora da prisão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem realiza ações no Dia Mundial da Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES)...

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF: proposta aumenta para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos

Por Luís Cláudio Alves A reserva de vagas em concursos...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...