Por Kleber Karpov
Os profissionais de enfermagem do DF, no segundo dia de greve, iniciada na quarta-feira (28/Jun), anunciou nova concentração da categoria, as 9 horas de sexta-feira (30/Jun), na Praça das Bandeira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A categoria, mobilizada em todo Brasil, cobra a efetivação do pagamento do piso nacional da enfermagem em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e com encaminhamentos por parte do Governo Federal.
Aos profissioais de enfermagem sindicalizados ao Sindicato dos Auxilares e Técnicos em Enferamgem do DF (Sindate-DF), lotados na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), ou no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), a orientação é que se permaneça na greve até sexta-feira (30/Jun). A mesma orientação ocorre aos enfermeiros, por parte do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF).
Na portal do Lula
Porém, o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), alerta que a mobilização não deve se restringir aos trabalhadores da SES-DF ou IGESDF, mas os profissioais de saúde da rede privada, estudantes e acadêmicos.
“A convocação são para os profissionais de saúde do DF, estudantes, professores e todos os trabalhadores do Brasil.”, disse convocar para a mobilização da categoria de 30 de junho. “Amanhã, nós vamos bater na porta do presidente”, concluiu Vianna.
Governo federal
Durante a mobilização de quarta-feira (28/Jun), a ministra da Saúde, Nísia Trindate, recebeu representantes dos profissionais da enfermagem brasileira. No microblog Twitter, a gestora da Saúde ratificou o reconhecimento da atuação da categoria além de informar que o Governo Federal atua para implemetar com a maior celeridade possível, o pagamento do piso salarial.
Recebemos hoje (28) no @minsaude manifestantes pelo piso nacional da enfermagem. Ouvimos as justas reivindicações para a implementação desse importante reconhecimento à categoria. Estamos empenhados em resolver a situação com a maior celeridade possível. #pisodaenfermagem pic.twitter.com/i2ryfJVdTG
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) June 29, 2023