21.5 C
Brasília
18 dez 2025 20:01

Placas reforçam a importância da faixa de pedestres

No mês do aniversário da travessia segura, 14 peças alusivas ao tema estão distribuídas pelo DF

Brasília se consolidou como a capital da travessia segura em vias públicas. Neste mês de abril, em homenagem aos 24 anos da faixa de pedestres, comemorado no dia 1º,  14 peças alusivas ao tema estão espalhadas pela cidade, para lembrar pedestres e motoristas sobre a importância de preservar a regra em benefício de todos.

A mensagem que cada placa traz é “Use e Respeite a Faixa de Pedestres. Faça sua Parte”.

As frases estimulam os motoristas a zelar pela travessia segura | Foto Divulgação/DER

Ao todo, foram instalados sete front lights (painéis com luz de fundo). Estão dispostos na Estrada Parque Cabeça de Veado (DF-035), próximo ao Jardim Botânico – Lago Sul; três na Estrada Parque Contorno (DF-001): um no trecho do Pistão Norte, sentido Taguatinga Centro e dois no Pistão Sul, próximos à Universidade Católica de Brasília, na Estrada Parque Vale (DF-087), sentido Estrutural e duas na DF-290, uma no acesso ao Gama e outro próximo ao viaduto da BR-040, sentido Valparaíso.

Mais quatro totens foram instalados no Pontão do Lago Sul e três front leds (painéis frontais) foram distribuídos em outros pontos do DF.

“Aproximar-se de uma faixa de pedestre, fazer o sinal de vida, esperar a parada dos carros e, finalmente, atravessar a pista é uma conquista de todos os brasilienses”Jucianne Nogueira, diretora de Educação de Trânsito do DER/DF

Conscientização

Para Jucianne Nogueira, diretora de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), responsável pela ação, essa é sempre uma iniciativa muito válida para a conscientização das pessoas sobre a importância da faixa.

“Aproximar-se de uma faixa de pedestre, fazer o sinal de vida, esperar a parada dos carros e, finalmente, atravessar a pista é uma conquista de todos os brasilienses. O DF é um dos poucos lugares que respeitam a faixa, mas essa consciência precisa ser mais ampla”, disse a diretora.

O enfermeiro Rômulo Cardoso, de 32 anos, passa todos os dias pela via do Jardim Botânico e elogiou a placa no alto da pista.

“Ter placas como estas espalhadas pela cidade com certeza traz mais consciência a todos, para que respeitem e usem a faixa. Meus filhos já aprenderam: quando vão para a escola, só atravessam nela”, disse, satisfeito.

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Senado aprova projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/Dez),...

Destaques

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Fraude no INSS: “Se tiver filho meu nisso, será investigado”, diz Lula ao defender investigação irrestrita

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...