19.5 C
Brasília
29 mar 2025 02:38

Planejamento e manutenção são essenciais para obras públicas, aponta debate

Planejamento correto e manutenção eficiente são essenciais para aumentar a qualidade e para diminuir o risco de acidentes nas obras públicas. Foi o que apontaram os convidados de audiência pública promovida nesta quinta-feira (15) pela Comissão Senado do Futuro (CSF).

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal, Antonio Coimbra, a infraestrutura brasileira vem sofrendo com o aumento da sobrecarga de veículos. Daí a importância de um programa eficiente de manutenção. Como exemplo, ele informou que o governo do DF tem um plano de monitoramento e recuperação para a Ponte JK, que já apresenta problemas em sua estrutura.

Na visão do engenheiro Reynaldo Barros, superintendente de Integração do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os vários órgãos públicos e privados ligados à engenharia deveriam somar esforços em ações de prevenção e manutenção. Ele pediu uma legislação sobre obras públicas mais eficaz e uma melhor aplicação dos recursos orçamentários.

— Precisamos efetivamente de planejamento e precisamos saber priorizar. Não dá pra brincar com engenharia e também não dá pra deixar de ter uma carreira de estado para os engenheiros — disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), Henrique Luduvice, fez uma defesa da engenharia nacional, pois “tudo que o Brasil tem em termos de desenvolvimento ocorreu em virtude da dedicação dos engenheiros”. Segundo Luduvice, investir em engenharia é essencial para o atendimento das demandas da nação. Ele lembrou que os estádios atenderam aos torcedores, os aeroportos atenderam a todos os passageiros e a comunicação não registrou reclamações durante a Copa de 2014.

— Todos somos contra a corrupção, mas defendemos a engenharia nacional — declarou Luduvice, que ainda defendeu o DER-DF em relação à queda de um viaduto na região central de Brasília.

Fiscalização

O representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Anderson Lucas, afirmou que planejamento, acompanhamento e fiscalização compõem um processo que vale para as agências reguladoras e para todo e qualquer ente público.

O engenheiro e advogado Artur Milhomem Neto informou que a OAB-DF entrou com uma ação civil pública cobrando do governo uma ação de fiscalização das situações que envolvem a segurança da mobilidade no Distrito Federal.

— O governo precisa fazer as obras públicas funcionarem para o bem-estar da população — disse.

O superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Alessandro Cantarino, detalhou o plano de fiscalização de barragens promovida pelo órgao. As agências nacionais de Transportes Aquaviários (Antaq), de Águas (ANA), de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e de Aviação Civil (Anac) também enviaram representantes para a audiência.

Urgente

A audiência foi sugerida pelo presidente da comissão, senador Hélio José (Pros-DF), que também coordenou o debate. Nos últimos anos, observou o senador, o grande número de acidentes envolvendo obras públicas torna “necessário e urgente” discutir, no âmbito do Legislativo, as causas dessas ocorrências, além de possíveis soluções. Ele citou como exemplo o rompimento de uma barragem na região de Mariana (MG), em novembro de 2015, e a queda de um viaduto em uma área central de Brasília, na semana passada.

— Tem sido comum, infelizmente, ouvir registros de acidentes em obras públicas. É uma situação que precisa mudar — declarou Hélio José.

Segundo o senador, a necessidade de melhoria das estruturas urbanas aumenta à medida que a infraestrutura das cidades envelhece e cresce o número de habitantes e de veículos em circulação. Ele disse que o Brasil precisa rever seu modelo de licitação que, em sua visão, está superado e não ajuda a evitar acidentes. Hélio José acrescentou que a comissão vai continuar a promover audiências para debater a situação de risco nas obras públicas e aumentar a segurança da população.

Fonte: Agência Senado

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Gestão inteligente do IGESDF oferece treinamento Lean para otimizar processos e reduzir desperdícios

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Especialista do HRSM dá dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância

Por Jurana Lopes Responsáveis por grande parte dos adoecimentos e...

Planos devem estimular mamografias para receber atestado de qualidade

Por Tâmara Freire A pedido de entidades médicas, a Agência...

Brasília recebe o Legacy Fighting Alliance, maior disputa de MMA da América Latina

O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta sexta-feira (28), o...

Destaques

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Gestão inteligente do IGESDF oferece treinamento Lean para otimizar processos e reduzir desperdícios

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Especialista do HRSM dá dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância

Por Jurana Lopes Responsáveis por grande parte dos adoecimentos e...