O Plano Distrital de Saúde (PDS) para o quadriênio 2024-2027 está aprovado por consenso entre o Colegiado de Gestão da Secretaria de Saúde (SES-DF) e foi encaminhado para apreciação do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). O documento contém o planejamento de ações estratégicas que serão executadas nos próximos quatro anos, bem como os compromissos e as prioridades da Saúde.
Para o subsecretário de Planejamento em Saúde (Suplans) da SES-DF, Rodrigo Vidal, o novo plano é inovador. “O diferencial desse PDS é que foi implementada uma matriz de coerência onde todos os instrumentos de planejamentos, inclusive os orçamentários, possuem relação e conversam entre si, obedecendo uma hierarquia de níveis de estratégia de planejamento”, explica.
O Plano Distrital de Saúde serve como base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema de saúde no âmbito distrital. O objetivo norteador é ampliar e qualificar o acesso aos bens e serviços de saúde.
A construção do texto, coordenada pela Suplans, começou ainda no primeiro semestre de 2023. Por meio de oficinas e reuniões, representantes das Regiões de Saúde, de Subsecretarias, das Unidades de Referência Distrital e das unidades vinculadas à SES-DF desenvolveram o instrumento em alinhamento com o Plano Plurianual e o Planejamento Estratégico do governo do DF. A participação da população se fez pela sua representatividade na 11ª. Conferência Distrital de Saúde e na 17ª Conferência Nacional de Saúde, com papel importante na proposição das diretrizes que subsidiaram e compuseram a elaboração deste Plano com objetivos, metas e indicadores para o quadriênio 2024-2027.
A deliberação pela aprovação do Plano foi publicada no Diário Oficial do DF de 4 de janeiro. Já o PDS será publicado até fevereiro no site da Secretaria de Saúde e poderá ser consultado pela população.
Saiba mais sobre o Plano Distrital de Saúde.