Por Kleber Karpov
A Polícia Militar do DF (PMDF), divulgou um caso inusitado, de prisão em flagrante de um homem por sequestrar a companheira e a manter no interior de um veículo, durante a realização de audiência online do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). O caso, configurado como sequestro ocorreu no Recanto das Emas, na segunda-feira (31/mar) e o criminoso foi preso após ser localizado pela polícia na DF-457, no sentido QNL/Samambaia.
Sensibilidade
Na ocasião da audiência, uma servidora do TJDFT, ao perceber a mulher dentro do carro, visivelmente desconfortável, chegou a perguntar onde estava. E em dado momento a vítima conseguiu mostrar uma segunda pessoa no banco de passageiro. Situação essa percebida por membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do TJDFT e da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que entendeu se tratar do companheiro denunciado.
Diante da situação a PMDF acionou a Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid), que já prestava assistência regular à vítima, além de outras unidades. Os policiais delimitaram e posicionaram equipes ao longo de prováveis vias para rotas de fuga do agressor. Por volta das 18h, policiais do Grupo Tático Operacional do 2º Batalhão (Gtop 22) conseguiram localizar e interceptar o veículo.
Prisão
O criminoso, além da coação e sequestro, tinha ordem de prisão expedida por descumprir medida protetiva que impedia a aproximação da vítima, após ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
Para a Polícia Militar, a ação conjunta da PMDF e de membros do MPDFT, DPDF e do TJDFT foram determinantes para o sucesso da interceptação e prisão do criminoso. Iniciativa essa que pode ter salvado a vítima de possível prática de feminicídio.
Com a prisão em flagrante o criminoso foi encaminhado à 12ª Delegacia de Polícia Civil do DF (PCDF) em Taguatinga. Dessa vez, sob acusação de sequestro (art. 148 do Código Penal).
