Por Camila Cortez
Área que acumulava lixo clandestino no Sol Nascente foi totalmente revitalizada pela Sustentare Saneamento. O local, que antes representava um risco à sociedade por ter virado foco de insetos e roedores, agora virou um belo e agradável espaço de convivência. A ação da empresa de saneamento visa convencer moradores a parar de descartar resíduos e entulhos em locais inapropriados. As benfeitorias serão entregues à população, nesta quinta-feira (28), às 9h, no Trecho 2, SHSN Ch. 128 Conj. H, avenida principal do Vitória, Sol Nascente.
Após a limpeza, o local ganhou projeto paisagístico com gramado, vasos de plantas e flores feitos com pneus descartados, e até horta sobre lixeiras e carrinhos de varrição inutilizados e reformados para este novo propósito. Além disso, os muros foram grafitados pelo artista Davi Menezes Rosa, cujo artístico é Cupido CeiSul, com imagens de animais do cerrado, de crianças e frases de preservação ao meio ambiente.
“Além de prejudicar a estética local, o lixo disposto de forma irregular traz diversos prejuízos à saúde, poluindo o ar, os solos, as águas subterrâneas e atraindo pragas urbanas, como o mosquito da dengue. Entendemos que apenas a limpeza não sensibiliza as pessoas que depositam o lixo habitualmente nesses locais, portanto, acreditamos que a inserção de elementos que conscientizem e ornem os locais possa desmotivar a prática irregular”, afirma Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento.
A entrega do local revitalizado será feita com a presença de moradores da região e de autoridades. A Sustentare vai montar uma tenda e oferecer café da manhã, além de brindes, como miniverdes, ecobags e lixitos.
“A Sustentare está de parabéns. Esta revitalização é de suma importância, uma vez que vai inibir os moradores a continuarem jogando lixo no local e trazer uma nova aparência para o setor”, disse Cláudio Ferreira Domingues, administrador do Sol Nascente, que está confirmado no evento.
Outros sete pontos já foram revitalizados pela Sustentare Saneamento em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Brazlândia, áreas em que a empresa também atua no Distrito Federal.
O descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental e rende multa de R$ 2 mil a R$ 22 mil. Denúncias podem ser feitas pelo site www.ouv.df ou pelo número 162.
SERVIÇO
O QUE: entrega da revitalização de ponto viciado com descarte irregular de lixo e entulho no Sol Nascente
QUANDO: quinta-feira (28/11), às 9h
ONDE: Trecho 2, SHSN Ch. 128 Conj. H, avenida principal do Vitória, Sol Nascente
PORQUE: a ação, de iniciativa da Sustentare Saneamento, visa convencer os moradores a parar de jogar lixo e entulho em locais inapropriados, contribuindo para a limpeza e beleza das Regiões Administrativas.