A data de 28 de agosto é marcada pelo Dia Nacional do Voluntariado. A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) atua no apoio e estímulo de ações de voluntariado da cidade, formando e fortalecendo redes solidárias, especialmente com o programa Voluntariado em Ação.
Em 2022, foram 5.464 pessoas cadastradas no site e 35 ações trabalhadas. Desde a criação do programa, em 2019, já são 41.549 voluntários inscritos no portal.
A iniciativa foi instituída pelo Decreto nº 39.734 para proporcionar conjunto de ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização do serviço voluntário, não remunerado. O programa é desenvolvido por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir) da Sejus.
A legislação traz informações sobre a temática no âmbito da administração pública do DF e de sua relação com os cidadãos, as organizações sociais, as empresas sociais e os projetos sociais de instituições de direito privado.
O programa Voluntariado em Ação tem objetivo de fortalecer a cultura da responsabilidade social, cidadania, paz social e de pertencimento à identidade, à memória e ao patrimônio público. A ideia é conectar governo, organizações da sociedade civil (OSCs) e cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas que resultem em transformação social.
Como funciona
O interessado em participar do programa precisa se cadastrar no site voluntariadoemacao.sejus.df.gov.br e informar a disponibilidade de trabalho, os eixos de atuação e o público de interesse das ações que quer participar. Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário e cruza as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a resposta por e-mail.
GDF Mais Perto do Cidadão
O GDF Mais Perto do Cidadão é mais um dos programas organizados pela Sejus. O objetivo é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do DF voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
O voluntariado também participa dessas atividades. Já foram dez edições neste ano percorrendo as regiões de Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina (duas edições), Sobradinho, Samambaia, Brazlândia, Itapoã, Recanto das Emas e São Sebastião.