Primeiro curso europeu de trauma capacita profissionais de saúde em Brasília

Especialistas do Hospital de Base do Distrito Federal e de outros países lideram treinamento pioneiro



Brasília está sediando pela primeira vez o European Trauma Course (ETC), um curso criado por sociedades europeias envolvidas no cuidado ao trauma, reconhecido por sua excelência na capacitação de profissionais da saúde para o atendimento em situações de emergência e trauma. O evento, realizado entre os dias 11 e 13 deste mês, marca a nona edição do curso no Brasil e destaca a participação ativa de cirurgiões do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), tanto como instrutores quanto como alunos.

O curso, que surgiu na Europa nos anos 1980 e foi introduzido no Brasil em 2019, tem como foco o desenvolvimento de habilidades não técnicas, como comunicação, liderança e organização em equipe. “O curso europeu de trauma é essencial para aprimorar o trabalho em equipe dentro da sala de urgência, onde as decisões precisam ser tomadas em questão de minutos. A capacitação dos profissionais aumenta significativamente as chances de sobrevivência e recuperação dos pacientes”, afirma o professor titular da Unicamp Gustavo Fraga, coordenador nacional do ETC no Brasil.

Com a presença de instrutores de renome internacional, o curso conta com a participação do cirurgião de trauma e professor Ayman Nasr, do Hospital Universitário King Fahad, na Arábia Saudita, que reforça a importância da colaboração entre profissionais de diferentes formações. “Quando profissionais com diferentes experiências e formações trabalham juntos como uma equipe, a qualidade do atendimento ao paciente de trauma melhora significativamente. É como um time de futebol: não importa quão bons sejam os jogadores individualmente, se não aprenderem a jogar juntos, não vão vencer”, afirma Nasr.

Publicidade

O cirurgião do trauma do HBDF, Rodrigo Caselli, um dos instrutores do curso, também enfatiza os benefícios dessa capacitação: “Precisamos adotar essa cultura europeia de trabalho em equipe no Brasil, especialmente no atendimento a traumas, onde muitas vezes o fluxo de trabalho ainda é desorganizado. Esse curso traz melhorias não só para toda equipe assistencial, mas principalmente para os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal, que terão um atendimento mais qualificado e eficiente”.

O Centro de Trauma do HBDF já conta com 11 cirurgiões capacitados pelo ETC. O objetivo é que 100% dos cirurgiões do centro sejam treinados nas próximas edições do curso, garantindo que todos estejam preparados para atuar com a máxima eficiência em situações de alta complexidade.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorGDF inaugura ponte do Córrego do Pulador e pavimentação na Chapadinha, em Brazlândia
Próximo artigoAgosto Dourado reforça a importância da amamentação