Por Kleber Karpov
Os profissionais de farmácia que aguardam convocações por parte da Secretaria de Estado de saúde do DF, acionaram Política Distrital, para questionar a não nomeação da categoria. Isso porque o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) determinou que a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) efetivasse, imediatamente, a nomeação de 40 aprovados de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos (AOSD).
De acordo com uma profissional, que pede para não ser identificada: “Há centenas de servidores desviados de função. Hoje só temos 19 auxiliares de farmácia em toda a SES DF que, desde a Constituição Federal de 88, estão na secretaria, sem concurso. Esse foi o primeiro concurso para esse cargo, a SES quer nomear os técnicos administrativos para ocupar esses cargos novamente, já que a pressão deles está grande.(SIC)”, desabafou.
A determinação do MPDFT foi emitida em 8 de maio de 2015, por meio do processo nº 060-004166/2015. Porém, em nota a Assessoria de Comunicação (Ascom) informa que até o momento, apenas 22 servidores AOSD-Farmácia foram nomeados.
De acordo com a Secretaria: “A Secretaria de Saúde informa que irá cumprir a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Em 2016, a pasta nomeou 22 servidores de AOSD Farmácia. No momento, 21 servidores (com carga horária de 24 horas semanais) estão atuando em áreas como transporte, setores administrativos e finanças.”.
O que a SES-DF não informou é quando os outro 19 AOSD-Farmácia devem ser convocados.