26.5 C
Brasília
17 fev 2025 22:20

Profissionais do Hospital Regional de Santa Maria participam de evento em alusão ao Janeiro Branco

Objetivo foi abordar a importância de cuidar da saúde mental

Por Jurana Lopes
Dedicada à promoção da saúde mental e emocional, a campanha Janeiro Branco sensibiliza a população para a importância do bem-estar psicológico e para a busca de acompanhamento profissional quando necessário. A fim de abordar a temática, o Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF) em conjunto com a superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e o Conselho Regional de Saúde de Santa Maria realizaram, nesta terça-feira (28), uma roda de conversa com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
Os profissionais que trabalham na assistência e gestores da unidade hospitalar foram convidados a participarem de uma tarde voltada para a atenção à saúde mental. Na mesa de abertura, representando a superintendência do HRSM, a gerente de Enfermagem, Jussara Bolandim, destacou a importância de momentos como estes para quem trabalha na área da saúde.
“Fico muito feliz de ter um evento grandioso como este aqui no HRSM. Sabemos que somos cobrados o tempo inteiro e este momento nos faz refletir sobre o que queremos enquanto carreira, vida pessoal, como mães, pais. Infelizmente eu já perdi colegas de profissão por não conseguirem tratar seus traumas e isso mostra o quanto é importante cuidarmos da nossa saúde mental. Espero que seja uma oportunidade de planejar o ano, agradecer as oportunidades, por estarmos bem de saúde para cuidar de quem precisa”, afirmou.
Foto: Divulgação/IgesDF
Ao longo da tarde, os participantes puderam desfrutar de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ministrada pelo profissional Cristian da Cruz Silva. Além disso, houve palestras sobre “Gestão das Emoções” e roda de conversa sobre o acolhimento da pessoa em sofrimento pelo SUS.
Ministrada pela enfermeira especialista em saúde mental, Valda Fumeiro, a palestra “Jornada da Superação: Histórias de Resiliência em Momentos de Crise” destacou a importância de manter a saúde mental em equilíbrio, mesmo numa profissão em que se trabalha sob pressão e com pessoas em adoecimento, ou seja, estressadas.
“Devemos largar um pouco o celular, olhar para nós mesmos, cuidar do corpo e da mente com carinho, reconhecer e expressar sentimentos. A resiliência é um exercício diário e às vezes, mesmo sem perceber, somos a inspiração de alguém”, destacou a profissional.
A conselheira e membro da Comissão de Saúde Mental do Coren-DF, Deusenice Barcelos, destacou que o objetivo é levar o debate da saúde mental para todas as regiões de saúde e para o maior número de profissionais possíveis, pois quem está na ponta, segundo ela, além de ter uma sobrecarga de trabalho, sofre com a discriminação, a baixa salarial e ainda convive com estresse e ansiedade da população, principalmente quem trabalha em urgência e emergência.
“Hoje, a maioria da população está em sofrimento mental. Por isso, queremos trabalhar um pouco sobre a conscientização de tratar o psicológico, sobre a ansiedade, o estresse, a depressão que está sendo a doença do século. Então essa comissão está vindo com esse intuito e em especial com o profissional de enfermagem, que está na ponta”, explica.
Durante o evento, ocorreu um momento de meditação em que abordou a importância da prática para a saúde mental. Os profissionais foram convidados a fazerem dez minutos de meditação. Todos adoraram, inclusive a gerente de Cuidados Ambulatoriais, Raiane Alves, que se entregou totalmente ao momento e se sentiu bem mais relaxada após a meditação.
“Este é um momento de desligamento do ambiente de trabalho, mesmo em pleno expediente. Nos faz refletir sobre o nosso autocuidado, porque às vezes a gente não percebe e precisa ser forçado a se cuidar para a gente conseguir se manter e dar o cuidado para o próximo”, avaliou.
A presidente do Conselho Regional de Santa Maria, Denise Bastos, destacou que a assistência acaba vivenciando situações tristes devido ao adoecimento psicológico das pessoas e isso adoece o trabalhador. “A pressão em cima da gente gera muita ansiedade, depressão e muitos profissionais da saúde estão adoecendo também. Por isso, é tão importante cuidar da saúde mental”.

Biotic: Segunda edição do StartPlay apresenta oportunidades para quem quer empreender

A edição 2025 do StartPlay apresentará oportunidades para empreendedores...

Agentes de Vigilância Ambiental vistoriam focos de dengue no Sol Nascente

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) visitaram, na...

Novos beneficiários do DF Social têm até dia 25 para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)...

Estudo constata presença de agrotóxico em alimentos ultraprocessados

Por Nathalia Maciel Um estudo conduzido pelo Idec, o Instituto...

Vila Cobra Coral, na Asa Sul, recebe ação coordenada do GDF contra a dengue

Por Victor Fuzeira A Vila Cobra Coral recebeu, nesta segunda-feira (17),...

Lula: os 41 itens do Farmácia Popular serão oferecidos de graça

Os 41 itens oferecidos pelo Farmácia Popular à população...

Destaques

Biotic: Segunda edição do StartPlay apresenta oportunidades para quem quer empreender

A edição 2025 do StartPlay apresentará oportunidades para empreendedores...

Cultura do DF divulga programação oficial de pré-carnaval do DF Folia 2025

A melhor época do ano já chegou e Brasília...

Agentes de Vigilância Ambiental vistoriam focos de dengue no Sol Nascente

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) visitaram, na...

Novos beneficiários do DF Social têm até dia 25 para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)...

Estudo constata presença de agrotóxico em alimentos ultraprocessados

Por Nathalia Maciel Um estudo conduzido pelo Idec, o Instituto...