Programa Alcance 2023 abre inscrições para pessoas negras e indígenas e promove debates sobre estudo no exterior

Parceria Fundação Lemann e Instituto Four, o programa Alcance visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação em algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, Columbia e Stanford. Inscrições podem ser feitas até dia 28 de novembro



O Programa Alcance, iniciativa em parceria da Fundação Lemann e do Instituto Four, que oferece a pessoas negras e indígenas uma jornada de auxílio à aplicação em cursos de mestrado no exterior, está com inscrições abertas para quem deseja cursar pós-graduação nas principais faculdades do mundo. Para oferecer dicas sobre como é estudar no exterior e como se preparar para o processo de candidatura, será realizada uma série de debates no YouTube, de 15 de outubro a 05 de novembro de 2022, que também celebram o lançamento do ciclo de 2023-2024 do Alcance. O programa está com as inscrições abertas e podem ser feitas no site do Alcance até o dia 28 de novembro de 2022.

O que é o programa Alcance

O Programa Alcance visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação em algumas das melhores universidades do mundo. O objetivo de cada ciclo do programa, que dura dois anos, é de apoiar e preparar talentos, exclusivamente negros e indígenas, nos processos de candidatura em programas de pós-graduação.

Este apoio consiste em preparação para o idioma (inglês); preparatório para aplicação (essays, questionários, cartas de recomendação etc.); formação para os exames específicos (GRE, Toefl, IELTS, etc.); acompanhamento posterior; financiamento de custos para a aplicação; e acolhimento ao longo da jornada.

Publicidade

Os participantes que finalizarem seus processos de aplicação poderão aplicar para entrar na Comunidade Four, onde poderão continuar a receber apoio do Instituto Four em seus processos de desenvolvimento e fazer parte da rede de fellows do Instituto Four.

Série de lives e debates

Os debates terão início no próximo dia 15 de outubro e acontecerão sempre aos sábados, com diversos palestrantes e o objetivo de engajar pessoas interessadas em cursar mestrado em uma das universidades de ponta no exterior. Na Infosession, será abordado o processo de candidatura e como se preparar para ele, incluindo temas como estudos de e em inglês e custos financeiros.

Os episódios contarão sempre com dois convidados. Para participar dos debates, é preciso se inscrever pelo site da Fundação Lemann.

Programação das Lives

Episódio 1: Programa Alcance 2023 – 15/10 às 11h

Lançamento da edição 2023 do Programa Alcance. Participação de Ângelo Luiz, mestre pela Universidade de Columbia que participou da primeira edição, e de Wellington Vitorino, fundador do Instituto Four e um dos idealizadores da iniciativa.

Episódio 2: Eu posso fazer uma pós no exterior? – 22/10 às 11h

Desmistificação do processo de preparo de candidaturas para estudar fora, com dicas e experiências das convidadas Taísa Barros (Lemann Fellow/Universidade de Columbia) e Juliana Kagami, líder do prep Estudar Fora e facilitadora do Prep Pós.

Episódio 3: Eu tenho o perfil para fazer uma pós no exterior? – 29/10 às 11h

Detalhamento sobre como obter cartas de recomendação, perfil acadêmico e sobre notas mínimas exigidas pelas universidades. Os convidados são Jósimo Constant, antropólogo indígena que participou do Programa Alcance e bolsista Fullbright, e Anelise Hofmann, que foi participante do programa Oportunidades Acadêmicas, da Education USA.

Episódio 4: Eu tenho o inglês e o dinheiro para fazer uma pós no exterior?  – 05/11 às 11h

Abordagem sobre os desafios e estratégias possíveis para lidar com o nível de inglês exigido pelas universidades, como balancear a vida pessoal e métodos para organização financeira, com Nathalia Bustamante, ex-contribuinte do Estudar Fora e mestre em Harvard, e Wellington Santos, participante da primeira edição do Alcance e mestre pela USC. 

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes: TwitterInstagramFacebook LinkedIn



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorMulheres com câncer ganharão micropigmentação na 10ª Tattoo Week
Próximo artigoExcesso de dopamina no cérebro é responsável por comportamento fanático em tempos de eleição