Projeto apoiado pelo GDF realiza evento sobre neurociência na UnB

Iniciativa da Rede Neurobioprospecta, o 'Cérebros em ação' vai até sexta-feira (17) no Instituto de Ciências Biológicas da universidade



O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) recebe esta semana o evento Cérebros em ação, uma ramificação do Brain Awareness Week: Campanha global da Dama Foundation que visa a divulgação e promoção da neurociência como área de estudo e como ferramenta a ser utilizada nos dias atuais.

O evento é uma das iniciativas do projeto Rede Neurobioprospecta, aprovado no Programa de Núcleos Emergentes (Pronem), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) em conjunto com o CNPq. O projeto é coordenado pela professora Márcia Mortari e contou com investimento de R$ 500 mil da FAPDF.

O vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas Nunes, durante a abertura do ‘Cérebros em ação’: “É isso que queremos, que a ciência produzida dentro das universidades seja difundida por toda a sociedade, para que, assim, mais pessoas sejam alcançadas por ela” | Foto: Divulgação/FAPDF

“O investimento da FAPDF para a nossa rede é essencial. Financiamentos contínuos e robustos permitem que a pesquisa se desenvolva, assim como permitem o retorno efetivo desses investimentos para a sociedade. A história da minha pesquisa e da FAPDF caminham juntas. Desde o meu primeiro ano na UnB, conto com a parceria da FAPDF. E, com isso, pude criar e consolidar o Laboratório de Neurofarmacologia da UnB, tornando-o o maior centro neurofarmacológico do país e referência mundial. Este ano, o investimento aportado pela FAPDF proporcionou a forte inserção em extensão, representada pelo nosso evento Cérebro em ação”, ressalta Mortari.

Publicidade

A mesa de abertura da solenidade, na tarde de terça-feira (14), contou com a reitora da UnB, Márcia Abrahão; o vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas Nunes; a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia; o coordenador-geral de Ciências da Saúde e Biociências da Diretoria Científica do CNPq, Gilberto Ferreira de Souza; o diretor do Instituto de Biologia da UnB, Eduardo Blum; a professora-coordenadora do Museu de Biologia da UnB, Júlia Klaczko; e a professora coordenadora do Laboratório de Neurofarmacologia da UnB, Márcia Mortari.

“Achamos que é de extrema importância apoiar inciativas como o Cérebro em ação, pois sem esses espaços de interação, a ciência acaba se restringindo a grupos específicos ao invés de ser vista por todos. É isso que queremos, que a ciência que é produzida dentro das universidades seja difundida por toda a sociedade, para que, assim, mais pessoas sejam alcançadas por ela”, afirma o vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas Nunes.

A programação continua até sexta-feira (17) e contará com palestras ministradas por neurocientistas, mesas redondas, além do lançamento do Atlas Fotográfico de Anatomia Comparada de Vertebrados (módulo sistema nervoso) e da inauguração e visitas guiadas pelo Museu de Biologia da UnB (MBio). Até o momento, 2 mil pessoas estão inscritas nas palestras e 1 mil crianças de escolas estão agendadas para a visita guiada ao MBio.

Para participar, os interessados poderão se inscrever de forma gratuita no site do evento, ou assistir às transmissões ao vivo de forma remota.

Programação

– 16/3
16h: palestra com o professor Dr. Rafael Souto Maior: “Experimentação animal: entre o valor e o preço do avanço das Neurociências.

– 17/3
16h: palestra com a professora Drª. Márcia Mortari: “O que o aluno tem na cabeça? Neurociência a serviço da educação.”

– Link para inscrições: https://www.even3.com.br/cerebroemacao/

– Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@cerebroemacao



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorConferências regionais de saúde seguem até o fim de março
Próximo artigoGDF oferece curso para capacitar servidores com deficiência visual