Projeto De Cara Nova retira 733 toneladas de entulho de área de descarte irregular em Planaltina

Iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) planta mudas de árvores e enfeita o local com pneus coloridos



Um ponto crítico de descarte irregular de lixo e entulhos em Planaltina passou por uma limpeza. Nesta sexta-feira (9), o projeto De Cara Nova retirou 733 toneladas de entulhos da área, que fica na Estação Ecológica Águas Emendadas (ESECAE), entrada 13, próximo ao Condomínio Mestre D’Armas. A ação já havia sido realizada neste local em dezembro de 2023.

Na operação, 1.400 pneus velhos foram transformados em carrinhos, mesas e banquinhos para o lazer e o descanso da população e dos alunos da escola próxima ao ponto. Também foram plantadas 150 mudas de plantas nativas do cerrado e 200 mudas de flores.

“Esse local vai se transformar, provavelmente, em uma área de lazer para as crianças da escola que fica aqui ao lado. É importante a população entender que nós já temos aqui em Planaltina um papa-entulho que é o lugar correto para o descarte de restos de obras, volumosos, podas e recicláveis. Agradeço a todos os envolvidos na construção desse espaço, preservando um manancial importantíssimo para a população e para Brasília que é a Estação Águas Emendadas”, enfatizou o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso.

Publicidade

O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga, elogiou a atuação do SLU. “A iniciativa teve total apoio da administração, da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, e do Instituto Brasília Ambiental. Todos os órgãos do GDF estão reunidos para que a população aprenda a não jogar lixo em local público. O De Cara Nova traz dignidade para a população, um ambiente mais limpo e agradável para todos”, destacou.

Com a ação do programa do SLU, pneus viraram bancos para atender a população e as crianças de escolas perto da ESECAE

Já o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou a importância da iniciativa. “Ações como essa são fundamentais para a reversão de situações que degradam o meio ambiente. Projetos como o De Cara Nova devem ser apoiados e multiplicados, em especial nessa área que é zona de amortecimento da Estação Ecológica de Águas Emendadas, que acabava sendo afetada pelo fogo que era ateado ao lixo aqui”, destacou.

O De Cara Nova

O projeto visa à remoção dos resíduos, a reforma do espaço com plantio de mudas e sinalizações educativas com placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte de lixo. As equipes de mobilização do SLU também estão nas ruas de Planaltina orientando sobre o correto descarte dos resíduos, inclusive sobre o papa-entulho instalado na região e os seus benefícios.

A iniciativa do SLU teve início em janeiro do ano passado e já passou por várias regiões do Distrito Federal. Até o momento, já foram retiradas mais de quatro mil toneladas de entulhos de diversos pontos de descarte irregular de resíduos.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorMais um coração é transportado pelo helicóptero do Detran-DF
Próximo artigoHRSM debate sobre a importância da notificação compulsória dos casos de câncer