Por Jak Spies
Nesta sexta-feira (3), a comunidade de Água Quente recebeu a primeira ação do Atendimento em Movimento de 2025, realizado pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF). A iniciativa tem como objetivo identificar problemas enfrentados pela população e intermediar soluções junto aos órgãos competentes para fortalecer a cidadania e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos de maneira eficiente e rápida.
Lançada em agosto de 2024, a iniciativa conta com vans itinerantes que já passaram pelas 35 regiões administrativas do Distrito Federal e atingiram a marca de aproximadamente 7,5 mil atendimentos, com uma média entre 40 e 50 pessoas por dia. As demandas da população são reunidas e encaminhadas para os órgãos responsáveis por meio de ofícios.
De acordo com a gerente de Atendimento à Comunidade, Eliene Paula Campos Sousa, além de conhecer as necessidades da comunidade trabalhada, o serviço visa orientar sobre benefícios sociais nas áreas de saúde, moradia e educação, percorrendo todo o Distrito Federal com atendimento humanizado à comunidade.
“Somos um elo entre a população e os demais órgãos do GDF. Às vezes, a ferramenta para resolver a demanda está até próxima ao cidadão, mas, pela falta de conhecimento, ele não consegue encaminhar. Aqui, a gente orienta da forma mais correta e ele mesmo consegue finalizar. Aqueles de quem não conseguimos atender a necessidade de imediato, encaminhamos para o órgão responsável pedindo uma resposta. O projeto realmente coloca as pessoas mais próximas ao governo, com o intuito de apoiá-las e dar essa voz por meio da Secretaria”, acentuou a servidora.
Perto de casa
Os atendimentos ocorreram ao lado da Feira Permanente da cidade. Entre os moradores de Água Quente que pararam para falar com a equipe da Seac, está a professora Caroline Caldeira, de 37 anos. Além de elogiar a ação, ela destacou que foi essencial receber direcionamentos para auxiliar na resolução de problemas da comunidade. “A equipe foi bem simpática. A entrevistadora me perguntou várias coisas sobre o que a região precisa, deu uma palavra para o povo. O que é importante, porque nós que vivemos aqui sabemos do que necessitamos. Então, foi um atendimento positivo e bem agregador”, observou.
Morando há 30 anos na região, a funcionária pública Maria Aparecida Pignata, 64, ressaltou a facilidade de locomoção proporcionada pelo projeto móvel. Ela tinha pendências de exames que precisava marcar e foi orientada pela equipe sobre como proceder. “Tem muita gente aqui, além de mim, que tem problema nos ossos ou no joelho. Tem dia que não temos vontade de sair, dá aquele desânimo de ter que ir lá no Plano Piloto ou em Taguatinga para conseguir informações. Quando tem algo no nosso setor que facilita para a gente é uma mão na roda, uma bênção”, destacou.
A van continuará a percorrer as regiões administrativas do DF durante todo o ano, de maneira intercalada. A próxima ação, programada para 6 de janeiro, ocorrerá em Vicente Pires, na Vila São José, na entrada do Taguaparque. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria.