Por Catarina Loiola
Lançado em abril deste ano, o Projeto Rede Comunidade leva qualificação para gestores e voluntários de organizações da sociedade civil (OSC). Gerido pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF), a iniciativa fornece conhecimentos essenciais para atuação no terceiro setor nas áreas de prestação de contas, projetos, gestão, marketing digital e captação de recursos públicos. Sete regiões administrativas já receberam o projeto, que soma mais de 230 alunos matriculados.
O Projeto Rede de Comunidade aborda temas sobre elaboração de projetos, compreensão das políticas públicas, gestão documental, captação de recursos, prestação de contas, estratégias de publicidade e marketing digital | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
A sétima cidade a sediar as aulas de profissionalização foi Águas Claras, com a participação de 25 pessoas, que concluíram o curso na última sexta-feira (23). O projeto também já passou por Samambaia, Riacho Fundo, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina e Estrutural. A próxima será o Plano Piloto. As aulas são ministradas em parceria com o Sebrae e ocorrem de segunda a sexta-feira, com carga horária de 20 horas, sendo quatro horas diárias. Aqueles que cumprem pelo menos 80% do total recebem certificado.
O Rede Comunidade não apenas capacita, mas também fortalece as OSCs, criando uma rede de apoio e colaboração que potencializa os resultados de cada entidade”
Clara Roriz, secretária de
Atendimento à Comunidade
Para a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, o projeto traz o terceiro setor para mais perto do governo, promovendo segurança jurídica e orientação de especialistas.
“O Rede Comunidade não apenas capacita, mas também fortalece as OSCs, criando uma rede de apoio e colaboração que potencializa os resultados de cada entidade. O feedback das edições já realizadas tem sido extremamente positivo, mostrando que estamos no caminho certo”, afirma.
Em sala de aula, há pessoas que sonham iniciar uma organização da sociedade civil e outras que já caminham nesta área. A empreendedora Luciana Xavier, 39 anos, se encaixa no primeiro grupo. Moradora da Estrutural, ela deseja iniciar uma entidade que incentive outras pessoas a criarem os próprios negócios. “Fui instrutora da área da beleza no Qualifica DF e no Qualifica DF Móvel e essa experiência me animou a realizar um sonho, que é ajudar outras pessoas a empreenderem. Quero levar conhecimento para o lugar onde moro”, diz. “O curso me mostrou como começar e me conectou com gente que tem o mesmo objetivo que eu”.
A estudante de gerontologia Kelly Cristina dos Santos, 47, também pretende se lançar no terceiro setor. Ela realiza um projeto de hortoterapia com idosos no Gama e deseja abrir uma entidade voltada ao cuidado do mesmo público. “Essa formação burocrática é muito importante, abre nossos olhos para coisas que não sabíamos. Aqui, aprendi muito sobre finanças e gestão, e conheci pessoas que estão há 12, 20 anos mantendo uma OSC”, comenta.
Assim como Luciana e Kelly, a professora Tatiane Borba, 45, participou das aulas realizadas em Águas Claras. A docente faz parte de uma OSC que promove atividades na área do esporte e educação. “Pela minha experiência, já sabia a maior parte das coisas tratadas, mas ainda assim aprendi coisas novas com os professores. Estou saindo do curso com ainda mais vontade de aprender”, pontua.
O Projeto Rede de Comunidade aborda temas sobre elaboração de projetos, compreensão das políticas públicas, gestão documental, captação de recursos, prestação de contas, estratégias de publicidade e marketing digital. O instrutor de contabilidade e finanças, Sirlei Geraldo da Costa, ressalta a importância dos conhecimentos financeiros para o sucesso das entidades. “As leis te obrigam a prestar contas de todo o recebimento de verbas e, antes mesmo de receber, os gestores precisam explicar como o dinheiro será usado e como beneficiará a sociedade. É um assunto muito importante para quem quer atuar no setor”, observa.
As inscrições para novas edições são divulgadas no site da Secretaria de Atendimento à Comunidade.