20.4 C
Brasília
14 mar 2025 06:13

Promotora de justiça participa de audiência pública sobre detecção do câncer de mama

MPDFT tem cobrado a elaboração de plano de ação sobre o tema

A promotora de justiça Hiza Maria Carpina representou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa nesta segunda-feira, 30 de outubro. Durante o evento, foi discutido o acesso ao teste genético que detecta mutações hereditárias causadoras do câncer de mama. Além de parlamentares, participaram médicos e representantes da Secretaria de Saúde (SES).

De acordo com a promotora de justiça, o trabalho do MPDFT nessa área tem se pautado pela cobrança da implantação de uma linha de cuidados para diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer. Ela também tratou dos desafios que a SES enfrenta para qualificar e ampliar o atendimento em oncologia e incorporar novas tecnologias.

Segundo a Lei nº 6.733/2020, a oferta do teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama é obrigatória em todos os hospitais públicos do Distrito Federal, mas a legislação ainda não foi regulamentada. “Buscar equidade na incorporação de novas tecnologias de saúde continua um desafio”, avaliou.

Ela informou ainda que o MPDFT encaminhou ofício à SES requisitando a elaboração de plano de ação para que a tecnologia seja incorporada aos serviços da rede pública, conforme prevê a legislação. “É preciso estabelecer um cronograma, critérios de priorização e previsão orçamentária para a implantação dessas ações”, afirmou.

Segundo o deputado distrital Gabriel Magno, presidente da comissão, será feito levantamento no projeto do Plano Plurianual e no projeto de Lei Orçamentária para identificar áreas que precisam de recursos. Também serão estabelecidas parcerias com frentes parlamentares do Congresso Nacional e medidas para acompanhar a implantação da Lei nº 6.733/2020.

FonteMPDFT

Não se melhora a saúde sem valorizar a enfermagem brasileira, ressalta Padilha

Por Nathan Victor m sua primeira semana à frente da...

Flávio Milhomem é o novo ouvidor do MPDFT

O Colégio de Procuradores de Justiça do Distrito Federal...

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

Por André Richter O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

Seis estados e DF têm alta de síndrome respiratória grave em crianças

Por Douglas Corrêa O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (13), alerta...

DF declara estado de emergência ambiental para combater incêndios florestais

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Destaques

Ibaneis se nega a zerar ICMS: Governador aponta impacto de aproximadamente R$ 850 milhões aos Distrito Federal

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Não se melhora a saúde sem valorizar a enfermagem brasileira, ressalta Padilha

Por Nathan Victor m sua primeira semana à frente da...

Programa QualificaDF Móvel oferece 1.012 vagas para diversos cursos de qualificação profissional

O programa QualificaDF Móvel abriu inscrições para 1.012 vagas...

Flávio Milhomem é o novo ouvidor do MPDFT

O Colégio de Procuradores de Justiça do Distrito Federal...

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

Por André Richter O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...