20.5 C
Brasília
15 abr 2025 23:27

Qdenga: DF deve receber 194 mil doses da vacina contra a dengue e anuncia novas tendas

Serão adicionados nove pontos de atendimento em saúde à população e imunizantes devem chegar entre quinta (8) e sexta-feira (9)

Mais nove tendas de acolhimento e vacinação contra a dengue são as novas medidas anunciadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A previsão é que o governo federal repasse ao DF 194 mil doses para imunizar o público-alvo da vacinação — jovens de 10 a 14 anos. Já as novas estruturas de acolhimento serão instaladas nos próximos dias em regiões com maior incidência de casos da doença.

“Se a vacina estiver disponível na sexta-feira pela manhã, à tarde já teremos vacinação em 35 pontos no DF”,  afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7). “Não há necessidade de agendamento. A única obrigatoriedade é que seja dentro da faixa etária. Há doses para todos os residentes do DF que tenham entre 10 e 14 anos.”

Alem disso, para intensificar as fiscalizações e inibir o descarte irregular de lixo, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Lega) anunciou a compra de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. “Com os recursos das multas, vamos adquirir câmeras em todos os 64 pontos de transbordo indicados pelo Serviço de Limpeza Urbana”, anunciou o diretor da pasta, Cristiano Mangueira. “Os equipamentos vão permitir que a gente flagre, mitigue e iniba o descarte irregular de resíduos”, concluiu. A previsão é que o monitoramento comece a ser realizado dentro de 20 dias.

Atendimento ampliado

“Pedimos à população que, logo aos primeiros sintomas, procure um equipamento público mais próximo de sua residência; não deixem chegar ao quadro grave da doença”

Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

Além dos imunizantes, o governo anunciou o aumento do número de tendas de acolhimento no DF. Atualmente, há nove em pleno funcionamento nos locais com maior incidência do mosquito transmissor. Com as novas unidades, o objetivo é expandir o atendimento à população diagnosticada com a doença e afrouxar os hospitais da rede pública de saúde.

As novas instalações começarão a funcionar a partir do fim da próxima semana em Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, região central do Plano Piloto e Paranoá. Ceilândia e Samambaia também serão beneficiadas e vão ganhar mais uma tenda de acolhimento.

De olho nos sintomas

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a recomendação é que o paciente diagnosticado com dengue não demore a buscar assistência médica. “Pedimos à população que, logo aos primeiros sintomas, procure um equipamento público mais próximo de sua residência; não deixem chegar ao quadro grave da doença”, pontuou a gestora.

Com sintomas iniciais, o paciente deve procurar uma das 176 unidades básicas de saúde (UBSs) distribuídas pelo DF ou uma das tendas de acolhimento. Após análise clínica, a equipe médica poderá encaminhá-lo a um dos hospitais da rede pública de saúde, bem como ao Hospital de Campanha, administrado pela Força Aérea Brasileira. O Distrito Federal dispõe de mais de 500 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para acompanhamento em tempo integral de pacientes que desenvolverem o quadro grave da doença.

Mais de mil alunos das áreas de medicina e enfermagem também vão ampliar os atendimentos à população do DF. Os universitários foram treinados nesta terça-feira (6) para começar a atuar ainda nesta semana.

Hospital do Sol

Criado para reforçar o atendimento médico durante a pandemia da covid-19, o Hospital de Campanha de Ceilândia também vai expandir o acolhimento aos pacientes com dengue. Isso porque, na terça-feira (6), a Câmara Legislativa do DF (CLDF) autorizou que os 60 leitos disponíveis do Hospital do Sol possam ser geridos pelo IgesDF.

A medida visa ampliar o atendimento aos pacientes com dengue durante o período de situação de emergência na saúde pública. O próximo passo é que esse  projeto de lei seja sancionado pelo governador Ibaneis Rocha.

 

Estação 108 Sul tem nome mantido e terá recursos visuais em homenagem a Anna Nery

Por Denise Caputo A Câmara Legislativa realizou audiência pública, nesta...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...

COP30: Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas

Por Ana Paula Siqueira Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...

Destaques

Deputados de diferentes partidos criticam pena de cassação contra Glauber Braga

A greve de fome do deputado Glauber Braga (Psol-RJ)...

Estação 108 Sul tem nome mantido e terá recursos visuais em homenagem a Anna Nery

Por Denise Caputo A Câmara Legislativa realizou audiência pública, nesta...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Governo Federal apresenta plano Crescer em Paz, com 45 ações de proteção às crianças e adolescentes

Um arcabouço de 45 medidas que visam a prevenção...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...