24.5 C
Brasília
02 abr 2025 11:52

Quer adotar um animal? Saiba como

Atualmente, há 15 cães no canil da Zoonoses e nove gatos, além de uma fêmea parida com 5 filhotes. Os bichinhos aguardam ansiosamente por um novo lar

A Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses do Distrito Federal (Dival) realiza um trabalho importantíssimo nas políticas públicas de saúde no controle das zoonoses. Hoje, todos os animais domésticos (cães e gatos) que possam oferecer risco à saúde da população, como disseminação de doenças são levados para a Zoonoses e ficam em observação por, pelo menos, dez dias.

Os bichinhos também passam por exames como o de Leishmaniose e sintomatologia clássica para cães e gatos, em duas provas diagnósticas e entrega o resultado positivo para o dono dos cães, pois é uma doença de importância à saúde pública no meio urbano. Entre os cuidados oferecidos, os cães são vacinados contra raiva e são tratados contra possíveis parasitas (pulgas e carrapatos).

Depois de comprovada a saúde, os animais são disponibilizados para adoção. Atualmente, o Zoonoses tem 15 cães e nove gatos, além de uma fêmea parida com 5 filhotes, aguardando um lar.

Como adotar?

Para adotar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal. O cidadão que deseja adotar um bichinho deve comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste. O horário de visitação é das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Castração

Se no momento da adoção, o novo dono optar pela castração do animal, ele deve comunicar a decisão para que a Zoonoses em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), possa agendar a castração, que é realizada gratuitamente.

História

A Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses surgiu em 1965, registrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) como a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Brasília.

A Vigilância da Raiva foi criada na década de 60 e a implantação e implementação do Laboratório de Diagnóstico de Raiva em 1978, quando o DF registrou o único caso de raiva humana.  À época criou-se, então, o laboratório de diagnóstico de raiva, onde são realizados exames de Diagnóstico de Raiva de animais e humanos. Em casos de suspeita da doença em cães, gatos, morcegos, animais de produção e em seres humanos pós morte.

Estrutura

Na Dival também funciona o laboratório para diagnóstico da Leishmaniose em cães e Laboratório de Animais Sinantrópicos e Silvestres, que recebem e identifica as espécies de animais hospedeiros de agentes causadores da Febre Amarela, Hantavirose e da bactéria causadora da Leptospirose.

Além disso, o espaço conta com um canil e um gatil público, onde os animais ficam em observação em casos em que a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses preconiza, como em situações que possam representar risco à saúde pública. Uma espécie de internação.

Raiva

De acordo com a Zoonoses, o último caso de raiva em cão no Distrito Federal, ocorreu em 2000 e em gato em 2001. Em seres humanos houve um único caso, em 1978.

 

Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa

No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora...

Processo Seletivo: Saúde divulga resultado final para médicos neonatologistas

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo vê casos isolados de sarampo, mas reforça vacina no Rio

Por Rafael Cardoso O Ministério da Saúde entende que os...

PGR pede prisão de Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Por André Richter O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu...

Distrito Federal vai pagar R$ 300 milhões em precatórios do TJDFT

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) iniciou, nesta segunda-feira...

Destaques

Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa

No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora...

Processo Seletivo: Saúde divulga resultado final para médicos neonatologistas

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF celebra 16 anos como referência nacional em transplantes de órgãos

Por Larissa Lustoza O Instituto de Cardiologia e Transplantes do...

Governo vê casos isolados de sarampo, mas reforça vacina no Rio

Por Rafael Cardoso O Ministério da Saúde entende que os...