Rede de Controle da Gestão Pública se reúne para intensificar combate à corrupção no Distrito Federal



Para fortalecer o combate à corrupção no Distrito Federal, foi criada a Rede de Controle da Gestão Pública, que realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira, 4 de outubro. Formada pela cooperação entre seis órgãos, a estrutura é composta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Ministério Público de Contas (MPC/DF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF), a Controladoria-Geral do DF (CGDF), a Polícia Civil (PCDF) e a Secretaria de Fazenda (SEF/DF).

A rede de âmbito distrital vai articular ações de fiscalização da gestão pública, combate à corrupção e fortalecimento do controle social. O acordo possibilita a troca de informações, de forma ágil e sistêmica, que sejam úteis à proteção do patrimônio público, à defesa da probidade administrativa e à fiscalização dos recursos públicos.

Para a promotora de Justiça Lenna Daher, “há a necessidade da atuação em rede dos órgãos de controle e fiscalização da gestão pública do DF, para a definição de estratégias de combate à corrupção, principalmente a partir de mecanismos para a prevenção dos ilícitos e sua detecção precoce, além do fortalecimento do controle social exercido pela comunidade do DF”.

Publicidade

Neste primeiro encontro, estiveram presentes os promotores de Justiça do MPDFT Alexandre Sales, Cíntia Costa e Lenna Daher. Foi discutida a divulgação das ações institucionais já existentes, voltadas ao combate à corrupção, como, por exemplo, o projeto do Ministério Público “Cidadão Contra a Corrupção”, de palestras em escolas, e o recém-lançado “Todos Juntos Contra a Corrupção”, de compartilhamento de iniciativas. A próxima reunião será realizada em 6 de novembro, para a definição do planejamento estratégico da Rede para 2018.

Fonte: MPDFT



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorDistritais recorrem a OAB-DF para tentar barrar lei que promove mudanças na previdência dos servidores do GDF
Próximo artigoMinistério Público questiona gasto de meio milhão de reais para contratação de serviços veterinários para cães dos Bombeiros