Rede pública de saúde realiza 27,3 mil cirurgias em 150 dias no DF

cirurgias ses


DF tem média de 180 procedimentos feitos diariamente

Pacientes da rede pública de saúde têm notado, gradativamente, a celeridade com que os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados. Por meio de um esforço de gestão, que culminou em uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal, 27.381 cirurgias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde em um período de 150 dias.

O marco, atingido pela Secretaria de Saúde, resulta da produção dos centros cirúrgicos de 14 hospitais e equivale a pouco mais de 180 operações realizadas, diariamente, em toda a rede. O quantitativo reflete, ainda, o melhor abastecimento das unidades e a gestão feita sobre as escalas dos profissionais, reorganizando-as de forma a garantir o efetivo necessário para as intervenções.

Publicidade

“Esse número relevante de cirurgias realizadas em apenas cinco meses traz a grata satisfação de que estamos diminuindo o sofrimento de milhares de pessoas, que, antes, aguardavam numa fila há meses, até mesmo há anos. É um benefício que garante qualidade de vida e repercute, de forma positiva, para toda a família e não apenas para o paciente atendido”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Dentre as unidades de saúde, a que liderou em termos de produtividade foi o Hospital de Base, com 4.263 procedimentos. O Hospital Regional de Taguatinga, que estava na terceira posição, no último levantamento, divulgado em 7 de maio, ultrapassou o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) ao registrar 3,6 mil cirurgias. Neste balanço, o HRS passou para a terceira posição, com 2.818 operações realizadas desde o início do ano.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Estudante de engenharia civil, André Nascimento Araújo, 24 anos, teve uma fratura na tíbia e fez a cirurgia no mesmo dia em que deu entrada no Hospital de Base. A unidade é gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal e, além de ter melhorado de forma substancial o atendimento à população, está elevando diversos índices de produtividade.

“Eu me surpreendi quando o médico disse que faria a cirurgia imediatamente. Estava com muita dor e cheguei pela emergência. Em pouco tempo, fui para a sala de cirurgia e fui operado”, frisou Araújo, que é acompanhado por equipe multidisciplinar.

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

O processo para a realização de cirurgia tem sido otimizado, de forma a beneficiar mais rapidamente os cidadãos que necessitam de intervenções médicas. Uma dessas pessoas é o estudante Igor Buscainni, 24 anos, que sofreu acidente de motocicleta e está internado na Ortopedia do Hospital de Base.

Ele sofreu uma fratura na perna, e deverá ser operado nesta quarta-feira (5).

“Estava indo para a faculdade quando fui fechado por um veículo. O resultado foi uma fratura na tíbia e um ligamento rompido, fiz todos os exames e já vou operar. O atendimento aqui é muito bom”, ressaltou o estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Fonte: Agência Saúde DF



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorSenado: Projeto que endurece penalidades para transporte irregular vai à sanção
Próximo artigoSecretaria de Educação nomeia mais de 600 orientadores educacionais