25.5 C
Brasília
02 fev 2025 19:25

Reforço na estrutura de pontes de acesso à Vila Cauhy traz mais segurança aos moradores

GDF concluiu reconstrução da Ponte Liverpool, que teve elevado carregado pela chuva em janeiro; nova passagem foi reaproveitada de passarela de pedestres que estava sem uso. Ponte Azulão também está pronta e segue em andamento o reforço da Ponte Divineia

Por Catarina Loiola

A reconstrução da Ponte Liverpool da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, foi motivo de celebração para a coordenadora de parque infantil Ziene Oliveira, 46 anos. A passagem precisou ser reerguida após o antigo elevado ter sido arrastado pela força das chuvas que assolaram a região, no início deste ano. “Passo aqui todos os dias quando vou trabalhar. Sem a ponte, foi uma dificuldade muito grande porque tinha que dar a volta na vila, levando uns 25 minutos para chegar em casa, enquanto com a ponte levo no máximo 10 minutos. Achei essa estrutura ótima e vai nos ajudar bastante agora com as chuvas”, comenta.

A Ponte Liverpool foi reconstruída com investimento na ordem de R$ 2,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Novacap e do DER-DF | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A Ponte Liverpool foi reconstruída com investimento na ordem de R$ 2,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). O aporte também contemplou a Ponte Azulão, próxima ao fórum de justiça da região administrativa, que está pronta; e a ponte Divineia, que conecta o bairro à Metropolitana, em que os serviços ainda estão em andamento. As passagens passam por cima do Córrego Riacho Fundo.

Nos três pontos, houve instalação de muros de gabiões, alargamento do leito do córrego e reforço na base das estruturas. Os gabiões são grandes caixas de arame recoberto com PVC, montados manualmente. Cada um é preenchido por pedras e, em seguida, são enfileirados um em cima do outro. Já o alargamento do leito é feito com apoio de maquinário, para manter o volume de água dentro dos limites do córrego mesmo em caso de chuvas intensas. As estratégias visam levar mais segurança aos moradores e evitar novos registros de erosões, desmoronamentos e alagamentos, sobretudo no período das chuvas.

Segundo o administrador do Núcleo Bandeirante, Márcio Oliveira, as obras beneficiam os mais de 6 mil habitantes da Vila Cauhy, além dos trabalhadores do setor de oficinas da região e das áreas adjacentes. “O tráfego de pedestres é muito grande nessas pontes, principalmente na Liverpool. Na falta dela, os moradores tinham que fazer uma volta muito grande para ir ao Núcleo Bandeirante. A ponte encurta o caminho e foi uma alegria para os moradores”, afirma. Também foram construídas calçadas acessíveis conectadas com a passarela e atualmente ocorre a plantação de grama para paisagismo da área.

A estrutura antiga da Liverpool, que era precária e estreita, foi substituída por uma mais espaçosa e em bom estado de conservação, cedida pelo DER-DF. As armações metálicas revestiam uma passarela inutilizada na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no sentido Santa Maria/Brasília, na altura do Setor de Mansões do Park Way. “Essa era uma obra muito esperada e, graças a Deus, nessas primeiras chuvas não tivemos nenhuma intercorrência por causa da água”.

O autônomo Warley Cunha, 50, está confiante de que a nova ponte da Liverpool resistirá a outras chuvas torrenciais, diferentemente da antiga. “Na última chuva a ponte foi embora. E agora a estrutura é bem forte e, se vier alguma coisa, acredito que não vai ser removida. A obra, tanto da ponte como da urbanização, beneficia os moradores”, observa. “A gente faz todo tipo de trajeto por aqui. As mulheres que vão levar crianças ao hospital ou à creche, usam essa ponte, e sem ela tinham que dar uma volta muito grande. Sem a ponte o pessoal que tinha que acordar às 5h começou a acordar às 4h. Agora tudo pode voltar ao normal”.

 

São Paulo registra 18ª morte por causa das chuvas

Por Bruno Bocchini O estado de São Paulo registrou na...

Alerta de raios: Saiba como se proteger durante tempestades no Distrito Federal

Por Thaís Umbelino Os alertas de chuvas intensas têm sido frequentes...

Biblioteca Nacional de Brasília oferece curso gratuito de mandarim

Por Mayara da Paz e Victor Fuzeira Interessados em estudar mandarim...

STF derruba cautelares impostas de ofício por juiz contra acusado de tráfico de drogas

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Casos de dengue caem pela metade na comparação com janeiro de 2024

Por Renato Ribeiro  Os casos de dengue no Brasil, em 2025, caíram...

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 73 votos

Por Priscilla Mazenotti Foi quase uma unanimidade. 73 votos, e...

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Pedro Rafael Vilela O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi...

Destaques

São Paulo registra 18ª morte por causa das chuvas

Por Bruno Bocchini O estado de São Paulo registrou na...

Alerta de raios: Saiba como se proteger durante tempestades no Distrito Federal

Por Thaís Umbelino Os alertas de chuvas intensas têm sido frequentes...

Biblioteca Nacional de Brasília oferece curso gratuito de mandarim

Por Mayara da Paz e Victor Fuzeira Interessados em estudar mandarim...

STF derruba cautelares impostas de ofício por juiz contra acusado de tráfico de drogas

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Fim da impunidade: após 12 anos, médico é preso por estupro de auxiliar de Enfermagem

Mais de 12 anos depois do crime, chega ao...