20.5 C
Brasília
19 dez 2025 18:19

Região Leste terá ações para testagem de HIV e outras ISTs neste sábado (12)

Haverá testagem na Feira Permanente de São Sebastião, na área comercial do Jardins Mangueiral e nas UBSs abertas neste dia

A Região de Saúde Leste preparou várias ações para a campanha Dezembro Vermelho. Neste sábado (12), a população de São Sebastião e do Jardins Mangueiral terão acesso a testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de orientações quanto à prevenção e ao tratamento em caso de diagnóstico.

Além das ações em campo, as unidades básicas de saúde da Região Leste que abrem aos sábados também oferecerão os exames gratuitamente. Para ter acesso, os cidadãos devem residir na área de cobertura de cada UBS. A Secretaria de Saúde lembra que todas as UBSs do DF oferecem o teste rápido, consulta e orientação. O tratamento é ofertado em oito unidades especializadas, como o Hospital Dia, na 508 Sul.

“A importância das ações do Dezembro Vermelho é reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com portadores de HIV/Aids”, destaca a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

Durante todo o mês, as UBSs da região farão ações de distribuição de preservativos, testagem e aconselhamento. Algumas delas disponibilizarão painéis informativos sobre o tema e consultas de rotina para avaliação. Confira os locais onde as ações deste sábado ocorrerão:

A Região de Saúde Leste é formada por São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral.

Destaques

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...

Mulheres chefiam 40,7% das famílias do Distrito Federal, aponta pesquisa do IPEDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

UnDF abre 214 vagas remanescentes em graduações com cotas para idosos e apenados

Por Kleber Karpov A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge...