20.5 C
Brasília
15 abr 2025 23:39

Retorno das chuvas acende sinal de alerta para aumento dos casos de dengue

Este ano já registra 22,2% de casos a mais do que no ano passado

A expectativa pelo início do período chuvoso no Distrito Federal deve servir como alerta para o aumento dos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Isso porque o Distrito Federal registra aumento dos casos de dengue de 22,2% em relação a 2019. Com a chegada das chuvas, a tendência é de que apareçam novos focos de mosquitos diante da possibilidade de antigos reservatórios de água encherem novamente, ativando o ciclo do Aedes. Os ovos do mosquito podem sobreviver sem água até 450 dias.

A forma mais eficaz de prevenção da dengue, zika e chikungunya é o combate ao Aedes aegypti, não deixando o mosquito nascer. Os principais criadouros do mosquito ainda são encontrados nas residências, principalmente nos quintais, como baldes sem tampa, vasilhas, pratos de plantas e caixas d’água destampadas. Mas não se pode descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.

Considerado um inseto doméstico, o Aedes é um mosquito oportunista, sempre próximo a locais de circulação de pessoas e se alimenta preferencialmente durante o dia, mas também pode picar à noite.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, que leva em conta os dados até o dia 26 de setembro, foram confirmados 67 casos de dengue grave com 44 óbitos no DF. No mesmo período do ano passado foram registrados 48 óbitos. O número de casos prováveis de dengue registrados foi de 45.112.

Além do trabalho de educação e orientação à população, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) atua no Distrito Federal com estratégias específicas e o manejo ambiental em locais que estão com mais número de casos.

A equipe da Vigilância Ambiental atua com armadilhas, aplicação de UBV pesado (fumacê), visitação em casa, recolhimento de inservíveis, utilização de drone entre outras estratégias de combate. Para a vistoria de residências, são 600 agentes divididos por todas Regiões Administrativas do DF. Para reforçar esse efetivo, a atual gestão da Secretaria de Saúde contratou mais 268 profissionais temporariamente.

Sanear Dengue

Neste ano as ações contra a dengue ganharam um reforço no DF: o programa Sanear Dengue. Ele é composto pelas Secretarias Executivas das Cidades e de Políticas Públicas, ambas da Secretaria de Governo, além da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), com apoio do Corpo de Bombeiros e administrações regionais.

O Sanear Dengue é um dos “braços” do Sanear DF e foi pensado de forma emergencial para amenizar o contágio pelo mosquito. Foi criado para atender as cidades com maior incidência da dengue.

Segundo o gerente de campo de vetores e animais peçonhentos, da Vigilância Ambiental, Reginaldo Braga, a parceria de vários órgãos em prol do combate ao mosquito da dengue é importante porque “essa é uma responsabilidade de todos; um trabalho árduo para o bem de todos”.

O Sanear Dengue vai continuar realizando seu trabalho, porque o objetivo é entrar 2021 sem nenhum caso notificado. “Não podemos cruzar os braços dia nenhum. A dengue é uma doença séria e, por isso, as ações vão continuar diariamente por todo o ano. Daqui a pouco o período das chuvas recomeça e precisamos estar atentos, já que o Aedes aegypti costuma desovar nessa época e há grande proliferação”, conclui.

Estação 108 Sul tem nome mantido e terá recursos visuais em homenagem a Anna Nery

Por Denise Caputo A Câmara Legislativa realizou audiência pública, nesta...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...

COP30: Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas

Por Ana Paula Siqueira Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...

Destaques

Deputados de diferentes partidos criticam pena de cassação contra Glauber Braga

A greve de fome do deputado Glauber Braga (Psol-RJ)...

Estação 108 Sul tem nome mantido e terá recursos visuais em homenagem a Anna Nery

Por Denise Caputo A Câmara Legislativa realizou audiência pública, nesta...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Governo Federal apresenta plano Crescer em Paz, com 45 ações de proteção às crianças e adolescentes

Um arcabouço de 45 medidas que visam a prevenção...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...